publicado dia 10 de novembro de 2022
4 pontos sobre crianças em situação de rua no Brasil
Reportagem: Da Redação
publicado dia 10 de novembro de 2022
Reportagem: Da Redação
Em meio ao debate em torno da população em situação de rua, o Instituto Alana apresentou uma série de informações sobre o tema durante audiência pública convocada pelo Ministro Alexandre de Moraes no último dia 22 de novembro. O encontro tinha como objetivo propor políticas públicas que garantam o direito à moradia para crianças e adolescentes.
Os dois anos de pandemia e o cenário marcado por omissões estruturais atribuídas ao Poder Executivo e Legislativo motivaram a realização da audiência, que debateu a possiblidade da criação de subsídios às decisões dos tribunais referentes ao tema.
Representante do Instituto Alana, a advogada e pesquisadora do campo das infâncias, Mariana Albuquerque Zan, ressaltou a existência de 70 mil crianças em situação de rua no país, segundo número estimados pela ONG Visão Mundial.
Diante do aumento do cenário de abandono e considerável exclusão de crianças e adolescentes, a advogada autorizou o pedido de contagem de pessoas em situação de rua, a quantidade de quantas crianças estão com suas famílias e quantas estão trabalhando nas ruas, a fim de tratá-las com prioridade e como sujeitos de direito na elaboração de políticas públicas.
Confira 4 pontos defendidos pelo Instituto Alana: