publicado dia 14 de junho de 2023
Seminário Nacional de Cultura e Educação: MinC e MEC debatem políticas públicas intersetoriais
De 14/06/2023 até 16/06/2023
publicado dia 14 de junho de 2023
De 14/06/2023 até 16/06/2023
Como construir políticas públicas que integrem arte, cultura e educação? Organizado pelos ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC), o Seminário Nacional Cultura e Educação – Aprender para construir realizará debates abertos e grupos de trabalho internos para a criação e fortalecimento de políticas públicas intersetoriais de cultura e educação.
O foco será na sintonia entre os ministérios e na criação de políticas públicas intersetoriais capazes de promover a integração entre arte, cultura e educação como estratégias fundamentais para a criação de repertórios e a democratização de atividades culturais e educativas.
Leia + O que é intersetorialidade na Educação Integral?
Com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do MEC, o evento acontece em Brasília (DF), entre 14 e 16 de junho, no Memorial Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB). Acompanhe:
A expectativa é que, ao longo de três dias, o Seminário Nacional de Cultura e Educação realize cinco painéis temáticos focados nas legislações sobre ensino de história e cultura africana e indígena, em experiências e boas práticas de tempo integral e em políticas de promoção da leitura no Brasil.
Além disso, o evento prevê a organização de Grupos de Trabalho (GTs) internos, envolvendo representantes dos ministérios e convidados da sociedade civil.
Neles, serão discutidos temas como audiovisual nas escolas, ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena, formação artística no ambiente escolar, museus e políticas de fomento à leitura. Além disso, haverá uma mesa específica sobre inclusão e acessibilidade.
A conferência de encerramento será com as escritoras Conceição Evaristo, Graça Graúna e Eliane Cruz, expoentes da literatura negra e indígena no Brasil.
Ver essa foto no Instagram
Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a aliança entre cultura e educação e o diálogo entre diferentes agentes públicos é fundamental: “Esse seminário vai ser crucial para compormos esse movimento novo, de diálogo entre tantos agentes. É disso que estamos precisando para poder, daqui a alguns anos, ver florescer oportunidades novas, compreendendo a aliança entre cultura e educação como vitais em nossas vidas e na formação humana”, afirmou.
Leia + Prêmios do Ministério dos Direitos Humanos e da Cultura celebram Luiz Gama e Carolina Maria de Jesus
“Cultura e educação andam juntos e são essenciais para a promoção da cidadania, dos direitos humanos, da diversidade, da sustentabilidade e do desenvolvimento”, completou o ministro da Educação, Camilo Santana, sobre o evento. “Por isso, o Ministério da Educação está ao lado do Ministério da Cultura na promoção do Seminário Nacional de Cultura e Educação: aprender para construir. Juntos, vamos pensar políticas públicas integradas, com ênfase na formação artística e cultural na educação básica”, Santana. Durante o evento, a pasta será representada pela secretária executiva do MEC, Izolda Cela.
Além disso, o evento quer abrir um espaço de debate e reflexão em torno das políticas integradas de cultura e educação. “Com ênfase nas agendas de formação artística cultural e do Plano Nacional do Livro e Leitura, pretendemos pautar dentro dos Ministérios, dos governos e da sociedade brasileira a integração entre as políticas de cultura e de educação como vetores estratégicos para o desenvolvimento da Nação”, detalhou o secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba.
O Seminário também abordará interfaces entre Plano Nacional de Cultura, Plano Nacional de Educação (PNE) e Plano Nacional de Livro e Leitura. A ideia é dar relevo às políticas de formação artística cultural e à democratização do acesso ao livro e formação de leitores.
Além de apontar possíveis ações com ênfase na promoção da cidadania e no respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental, contribuindo para a qualificação da educação e para desenvolvimento cultural.?
A programação inclui painéis abertos ao público, com transmissão ao vivo, e a discussão em Câmaras Técnicas, restrita a participantes do primeiro encontro dos GTs, que devem propor um calendário de encontros e estratégias de atuação. Conheça a programação completa:
14/06
10h – 12h: ABERTURA
Ministra da Cultura, Margareth Menezes, e secretária executiva do Ministério da Educação, Maria Izolda Cela De Arruda Coelho
13h30 – 15h: Painel 1
“Nada sobre nós sem nós” – Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena (Leis nº 11.645/08 e nº 10.639/2003)
15/06
9h – 10h: Painel 2
Experiências e boas práticas nas relações entre a educação formal e informal – Tempo integral e educação integrada
10h – 12h: Painel 3
O Plano Nacional de Livro e Leitura
13h30 – 15h30: Painel 4
Espaços para a criação de repertórios, formação artística e cultural no Brasil – Diálogos possíveis
16/06
13h30 – 15h: Painel 5
“Cultura e Educação: evidências para o desenvolvimento integral
15h – 17h: Conferência de encerramento
Conceição Evaristo, Graça Graúna e Eliane Cruz
Mediação: Zara Figueiredo (SECADI/MinC) e Fabiano Piúba (SEFLI/MinC)
Seminário Nacional de Cultura e Educação - Aprender para Construir
De 14/06/2023 às 10:00 até 16/06/2023 às 17:00
Memorial Darcy Ribeiro (UnB) em Brasília (DF) e transmissão pelo canal do YouTube do MEC
https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/noticias/aprender-para-construir-minc-e-mec-realizam-seminario-nacional-sobre-cultura-e-educacao
Leia também