Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 18 de maio de 2023

Prepare-se para a Semana Mundial do Brincar

De 22/05/2023 até 28/05/2023

Na sua cidade, o direito de brincar é levado a sério? Essa é a pergunta que norteia a Semana Mundial do Brincar de 2023, que acontece entre os dias 22 e 28 de maio. Neste ano, o tema “A Natureza do Brincar” é o fio condutor da ação, que é uma iniciativa da Aliança pela Infância. 

Celebrada desde 2010, a Semana Mundial do Brincar acontece todos os anos em cidades brasileiras, sempre próxima ao 28 de maio. 

A data escolhida tem motivo: trata-se do Dia Internacional do Brincar. Além disso, em 45 cidades em oito estados brasileiros, a Semana do Brincar faz parte oficialmente das políticas públicas municipais. 

Leia + SP abre consulta pública sobre mobiliários e espaços de brincar 

Em 2023, o foco da Semana Mundial do Brincar é a interface entre as infâncias, as brincadeiras e a natureza. Assim, por meio do livre brincar, é possível exercitar a interação com o meio ambiente, além do tema colocar a criança no centro das discussões socioambientais. 

A proposta é que qualquer pessoa, coletivo ou organização possa criar e colocar em prática atividades em prol do brincar das crianças, junto com seus familiares e educadores. Além disso, é possível obter informações sobre como incluir a atividade no calendário oficial do município. 

A ideia é que diferentes espaços possam ser ocupados com essa função, como praças, parques públicos, escolas de Educação Infantil e Fundamental, centros culturais, teatros municipais, universidades públicas, entre outros.    

Além das ações pontuais, a Semana Mundial do Brincar busca visibilizar a brincadeira como direito universal de toda criança, atividade essencial para o desenvolvimento integral na infância.  Ou seja: a ideia é que o brincar seja promovido e valorizado como direito o ano todo.

O quê

Semana Mundial do Brincar

Quando

De 22/05/2023 até 28/05/2023

Mais informações

https://semanadobrincar.org.br/

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.