Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Youtube

publicado dia 25 de março de 2025

Pequena África: concurso vai selecionar projetos de arquitetos negros 

De 21/03/2025 até 18/04/2025

🗒️Resumo: Até 18 de abril, arquitetos e urbanistas negros podem se inscrever para participar do Concurso BNDES Pequena África. Ao todo, serão distribuídos R$130 mil para os selecionados. 

Localizada no Rio de Janeiro (RJ) e abarcando a Zona Portuária da capital carioca, a região da Pequena África é marcada pela memória da escravidão no Brasil e pela presença da história e da cultura africana e afro-brasileira. 

Leia Mais 

Entre outros pontos históricos, a Pequena África abriga o Cais do Valongo, considerado o maior porto receptor de escravizados do mundo. Estima-se que mais de um milhão de pessoas escravizadas oriundas da África desembarcaram no local entre 1811 e 1831.  

O Sítio Arqueológico do Cais do Valongo é reconhecido como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). No caso, trata-se de um local de memória sensível, que conscientiza sobre eventos traumáticos e dolorosos que violaram os direitos humanos. Só há outros dois sítios no mundo de semelhante memória: a cidade de Hiroshima, no Japão, e Auschwitz, na Polônia.

Além do Cais do Valongo e do Cemitério dos Pretos Novos, ficam na Pequena África o Quilombo da Pedra do Sal, a Casa da Tia Ciata – matriarca do samba ─ e o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab).

Concurso BNDES Pequena África 

Para ampliar a visibilidade da importância da Pequena África para a história brasileira, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) abriu o Concurso BNDES Pequena África. 

“Esta é uma oportunidade histórica de reconhecimento e reparação, assegurando que a memória da formação do povo brasileiro seja preservada e enaltecida”, afirma o site do Concurso. 

O objetivo é selecionar três propostas para a criação de uma identidade visual para um Museu de Território, uma espécie de museu a céu aberto na região da Pequena África. O período para inscrições vai de 21 de março até 18 de abril. Conheça os detalhes no edital. 

Leia Mais

“As propostas devem integrar marcos históricos e percursos significativos, por meio de intervenções de arquitetura, urbanismo, paisagismo e mobiliário urbano. Devem também promover uma conexão visual e sensorial, que destaque a presença da cultura africana e afro-brasileira no espaço público”, detalha o texto no site do Concurso. 

Para participar, cada equipe ser liderada por um arquiteto e/ou urbanista negro. As propostas serão avaliadas por uma comissão multidisciplinar de especialistas em arquitetura e urbanismo, cultura negra, patrimônio, sociologia, artes e economia criativa. Os critérios para a premiação levam em conta a conexão com a história local, o impacto social, a inovação e a viabilidade de cada projeto.

O quê

Concurso BNDES Pequena África

Quando

De 21/03/2025 até 18/04/2025

Mais informações

https://concursobndespequenaafrica.com.br/

Cais do Valongo é patrimônio sensível para que o Brasil não esqueça sua história escravocrata

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.