Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 16 de fevereiro de 2024

Museu do Ceará: exposição celebra Lei 10.639, história e cultura afro-brasileira

De 15/02/2024 até 24/05/2024

Resumo: Promovido pelo Museu do Ceará, que existe há mais de 90 anos, a  exposição “Museu vivo, cidade e pessoas: Arte Urbana como dispositivo de ressignificação do Anexo Bode Ioiô”, celebra a Lei Federal 10.639, que completou 21 anos em 2024. A mostra traz painéis artísticos feitos por artistas, pesquisadores e educadores e ficará aberta para visitação até 24/05.

O Museu do Ceará (Musce), localizado em Fortaleza, inaugurou a exposição artística “Museu vivo, cidade e pessoas: Arte Urbana como dispositivo de ressignificação do Anexo Bode Ioiô” para celebrar a Lei Federal 10.639. A legislação que obriga a inclusão do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar  completou 21 anos em janeiro de 2024.

Promovida em parceria com o Grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação (GMFPA), vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a mostra foi desenvolvida por artistas, pesquisadores e educadores que realizaram intervenções artísticas nos portões e no interior do  Anexo Bode Ioiô, atual sede do museu. O espaço ficará aberto para visitação do público até 24/05.

Leia + Capoeira incentiva valorização da cultura negra em escolas de Fortaleza (CE)

De acordo com a organização do museu, as intervenções têm como objetivo ressignificar o espaço cultural e promover diálogo com diferentes públicos. 

O projeto incorpora elementos significativos da cultura negra, como máscaras africanas, representando a espiritualidade; uma representação do movimento “Black is Beautiful”, que busca combater estereótipos de beleza; referências ao Bumba meu boi, importante manifestação cultural afro-brasileira; e a celebração do Carnaval como instrumento de resistência e visibilidade para ícones negros historicamente negligenciados.

“Intervir nas paredes do Museu do Ceará foi contar histórias e formas que vêm do território onde habito, em seu fazer cotidiano e nas memórias trazidas pela força da oralidade, nos sertões e praias, lugares de afetos e muitos aprendizados partilhados por mestres e mestras de saberes, de reexistências e encantarias. Tenho como processo de criação o rememorar, para falar de um lugar de potências, de culturas fervilhantes, das corpas que diariamente redesenham a paisagem, construindo outros cotidianos possíveis” explica o artista Miguel Naturê, que participou da ação, em nota publicada no site do governo cearense.

Leia + Com inscrições abertas, 31ª Mostra de Arte da Juventude premiará obras inéditas de jovens artistas

Primeiro museu do Ceará 

Fundado em 1932, o Museu do Ceará é a primeira instituição museológica da história do estado nordestino. O equipamento  integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), da Secretaria Estadual de Cultura (Secult). 

O museu atua em parceria com o Grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação (GMFPA) desde 2008 a partir de práticas reflexivas em arte pública, articulando ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, o museu se prepara para se tornar um espaço de promoção à reconexão com a sociedade cearense, envolvendo artistas de rua e movimentos sociais.

O quê

Exposição “Museu vivo, cidade e pessoas: Arte Urbana como dispositivo de ressignificação do Anexo Bode Ioiô”

Quando

De 15/02/2024 até 24/05/2024

Onde

Museu do Ceará (Musce) - Rua São Paulo, 51 - Centro, Fortaleza - CE

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.