publicado dia 11 de setembro de 2023
III Marcha das Mulheres Indígenas ocupa Brasília (DF)
De 11/09/2023 até 13/09/2023
publicado dia 11 de setembro de 2023
De 11/09/2023 até 13/09/2023
📄Resumo: Com atos e ações culturais, a III Marcha das Mulheres Indígenas acontece em Brasília (DF) entre os dias 11 e 13/09. Na ocasião, mulheres indígenas de todo o Brasil se manifestarão em prol da defesa dos direitos, da demarcação territorial e da preservação das culturas indígenas.
Simbolizando a luta feminina e indígena pela defesa dos territórios e direitos, a terceira edição da Marcha das Mulheres Indígenas acontece em Brasília (DF), de 11 a 13/09. Com o tema “Mulheres Biomas em Defesa da Biodiversidade através das raízes ancestrais”, o evento deve reunir 5 mil participantes indígenas de diferentes estados brasileiros.
Leia + Povos Indígenas: 10 livros, filmes e séries para saber mais
De acordo com o site oficial, a Marcha das Mulheres Indígenas tem como objetivo “fortalecer a atuação das mulheres indígenas que estão com o corpo território em movimento, debater os desafios e propor novos diálogos de incidência na política indígena do Brasil”.
“Nós, Mulheres Indígenas, lutamos pela demarcação das terras indígenas, contra a liberação da mineração e do arrendamento dos nossos territórios, contra a tentativa de flexibilizar o licenciamento ambiental, contra o financiamento do armamento no campo. Enfrentamos o desmonte das políticas indigenista e ambiental”, diz o manifesto.
Organizada pela Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga), a programação inclui uma caminhada pela Esplanada dos Ministérios no dia 13/09 e encontro com autoridades.
Leia + 10 exposições que ajudam a explicar o Brasil
Um dos pontos centrais da manifestação é a demarcação de terras indígenas, discussão que está atualmente no Supremo Tribunal Federal (STF). Além dos direitos das mulheres, a Marcha também pede o fim do desmatamento e do garimpo ilegal. Outro ponto de reinvindicação é a maior presença indígena nos espaços de poder.
“No centro dessa marcha está um poderoso apelo por direitos iguais para as mulheres indígenas. Essas mulheres enfrentaram inúmeros desafios e injustiças ao longo de suas vidas, mas se recusam a continuar sendo silenciadas. Exigimos acesso a cuidados de saúde de qualidade, educação e oportunidades econômicas. Lutamos pela proteção da terra e recursos naturais, que vêm sendo explorados por muito tempo. Defendemos o fim da violência contra as mulheres indígenas, um problema generalizado que tem atormentado nossas comunidades há gerações”, afirmou, à Agência Brasil, a organização da Marcha.
Confira, a seguir, a programação:
III Marcha das Mulheres Indígenas:
11/09 (segunda-feira)
8h – Grupo de Trabalho temático por Biomas: Emergências Climáticas, Biodiversidades, Reflorestamentos, Saúde mental, Acessibilidade indígena e Violência de Gênero
14h – Apresentação dos grupos temáticos – Biomas Cerrado, Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal, Caatinga e Pampa
15h – Plenária Reflorestando o Congresso – com a Bancada do Cocar
16h – Tribunal das ancestralidades – Juri das mulheres indígenas
18h – Lançamento da cartilha de violência de gênero (ANMIGA e IPRI)
20h- Noite Cultural: I festival das Indígenas Mulheres Biomas
12/09 (terça-feira)
8h – Plenária Internacional: Mulheres água
11h – Plenária Internacional: Mulheres Sementes – Secretarias Estaduais indígenas e convidadas
14h – Fortalecimento entre elas e para elas: Mulheres Indígenas, Negras, Quilombolas ocupando espaços de poder Municipais, Estaduais, Nacionais e Internacionais
16h- A Bancada do cocar e as Mulheres Biomas na Política
20h- Noite: Desfile das Originárias da Terra
13/09 (quarta-feira)
8h – III Marcha das Mulheres Indígenas: Mulheres Biomas em Defesa da Biodiversidade pelas Raízes Ancestrais.
14h- Diálogo com as Ministras sobre a Carta que foi entregue na Pré marcha: “Vozes da Ancestralidade dos 6 biomas do Brasil”.
16h- Leitura do documento final das originárias
18h- Show de encerramento com as artistas indígenas Mulheres e convidadas: A Cura Do Mundo Somos Nós.
III Marcha das Mulheres Indígenas
De 11/09/2023 às 08:00 até 13/09/2023 às 20:00
https://anmiga.org/mulheres-biomas-em-defesa-da-biodiversidade-pelas-raizes-ancestrais/
Leia também