Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Youtube

publicado dia 11 de setembro de 2023

III Marcha das Mulheres Indígenas ocupa Brasília (DF) 

De 11/09/2023 até 13/09/2023

📄Resumo: Com atos e ações culturais, a III Marcha das Mulheres Indígenas acontece em Brasília (DF) entre os dias 11 e 13/09. Na ocasião, mulheres indígenas de todo o Brasil se manifestarão em prol da defesa dos direitos, da demarcação territorial e da preservação das culturas indígenas.

Simbolizando a luta feminina e indígena pela defesa dos territórios e direitos, a terceira edição da Marcha das Mulheres Indígenas acontece em Brasília (DF), de 11 a 13/09. Com o tema “Mulheres Biomas em Defesa da Biodiversidade através das raízes ancestrais”, o evento deve reunir 5 mil participantes indígenas de diferentes estados brasileiros. 

III Marcha das Mulheres Indígenas acontece em Brasília (DF)
III Marcha das Mulheres Indígenas acontece em Brasília (DF)

Leia + Povos Indígenas: 10 livros, filmes e séries para saber mais

De acordo com o site oficial, a Marcha das Mulheres Indígenas tem como objetivo “fortalecer a atuação das mulheres indígenas que estão com o corpo território em movimento, debater os desafios e propor novos diálogos de incidência na política indígena do Brasil”. 

“Nós, Mulheres Indígenas, lutamos pela demarcação das terras indígenas, contra a liberação da mineração e do arrendamento dos nossos territórios, contra a tentativa de flexibilizar o licenciamento ambiental, contra o financiamento do armamento no campo. Enfrentamos o desmonte das políticas indigenista e ambiental”, diz o manifesto.

Programação da Marcha das Mulheres Indígenas

III Marcha das Mulheres Indígenas
III Marcha das Mulheres Indígenas caminhará pela Esplanada dos Ministérios e terá encontro com autoridades em Brasília (DF).

Organizada pela Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga), a programação inclui  uma caminhada pela Esplanada dos Ministérios no dia 13/09 e encontro com autoridades.

Leia + 10 exposições que ajudam a explicar o Brasil

Um dos pontos centrais da manifestação é a demarcação de terras indígenas, discussão que está atualmente no Supremo Tribunal Federal (STF). Além dos direitos das mulheres, a Marcha também pede o fim do desmatamento e do garimpo ilegal. Outro ponto de reinvindicação é a maior presença indígena nos espaços de poder. 

III Marcha das Mulheres Indígenas acontece em Brasília (DF)
III Marcha das Mulheres Indígenas em Brasília (DF)

“No centro dessa marcha está um poderoso apelo por direitos iguais para as mulheres indígenas. Essas mulheres enfrentaram inúmeros desafios e injustiças ao longo de suas vidas, mas se recusam a continuar sendo silenciadas. Exigimos acesso a cuidados de saúde de qualidade, educação e oportunidades econômicas. Lutamos pela proteção da terra e recursos naturais, que vêm sendo explorados por muito tempo. Defendemos o fim da violência contra as mulheres indígenas, um problema generalizado que tem atormentado nossas comunidades há gerações”, afirmou, à Agência Brasil, a organização da Marcha. 

Confira, a seguir, a programação:

III Marcha das Mulheres Indígenas:  

11/09 (segunda-feira)

8h – Grupo de Trabalho temático por Biomas: Emergências Climáticas, Biodiversidades, Reflorestamentos, Saúde mental, Acessibilidade indígena e Violência de Gênero
14h – Apresentação dos grupos temáticos – Biomas Cerrado, Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal, Caatinga e Pampa
15h – Plenária Reflorestando o Congresso – com a Bancada do Cocar
16h – Tribunal das ancestralidades – Juri das mulheres indígenas
18h – Lançamento da cartilha de violência de gênero (ANMIGA e IPRI)
 20h-  Noite Cultural: I festival das Indígenas Mulheres Biomas

12/09 (terça-feira) 

8h – Plenária Internacional: Mulheres água
11h – Plenária Internacional: Mulheres Sementes – Secretarias Estaduais indígenas e convidadas
14h – Fortalecimento entre elas e para elas: Mulheres Indígenas, Negras, Quilombolas ocupando espaços de poder Municipais, Estaduais, Nacionais e Internacionais
16h- A Bancada do cocar e as Mulheres Biomas na Política
20h- Noite: Desfile das Originárias da Terra

13/09 (quarta-feira)

8h – III Marcha das Mulheres Indígenas: Mulheres Biomas em Defesa da Biodiversidade pelas Raízes Ancestrais.
14h- Diálogo com as Ministras sobre a Carta que foi entregue na Pré marcha: “Vozes da Ancestralidade dos 6 biomas do Brasil”.
16h- Leitura do documento final das originárias
18h- Show de encerramento com as artistas indígenas Mulheres e convidadas: A Cura Do Mundo Somos Nós. 

 

O quê

III Marcha das Mulheres Indígenas

Quando

De 11/09/2023 às 08:00 até 13/09/2023 às 20:00

Mais informações

https://anmiga.org/mulheres-biomas-em-defesa-da-biodiversidade-pelas-raizes-ancestrais/

Luta dos povos indígenas: 10 livros, filmes, séries e documentários para saber mais

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.