Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 9 de fevereiro de 2023

Em cartaz no Rio, exposição Îandé mostra protagonismo indígena na História do Brasil

De 09/02/2023 até 12/08/2023

Quem eram e como viviam os povos indígenas no Brasil antes da chegada dos colonizadores europeus? Quem são e como vivem os indígenas atualmente? Dividida em dois eixos temáticos, a exposição Îandé: aqui estávamos, aqui estamos, em cartaz no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro (RJ), joga luz sobre o que dizem as evidências arqueológicas sobre a ocupação do nosso território pelos povos originários. Ao mesmo tempo, celebra a diversidade e a produção artística indígena contemporânea.

Leia + 5 exposições para ampliar o olhar sobre os povos indígenas brasileiros

A exposição acontece em um momento histórico importante para a luta dos povos indígenas no Brasil: pela primeira vez, há um ministério em Brasília dedicado às questões dos povos originários. No entanto, o legado da ausência de políticas públicas e a exploração ilegal do garimpo e da floresta estrangulam o modo de vida na Terra Indígena Yanomami, na Amazônia.

Exposição Îandé: aqui estávamos, aqui estamos 

A proposta da exposição Îandé: aqui estávamos, aqui estamos é dar protagonismo às narrativas invisibilizadas ao longo da História. Assim, o Museu Histórico Nacional revisou a exposição de longa duração presente na instituição sobre os povos originários, trazendo uma perspectiva mais crítica e alinhada com as lutas e desafios indígenas atuais.

O primeiro eixo contou com a colaboração de especialistas brasileiros na área e reúne artefatos e objetos históricos, explorando a história indígena com a ajuda da Arqueologia. Entre eles, uma arma de madeira conhecida como tacape que teria pertencido a uma liderança indígena do século 16. 

Leia + Luta dos povos indígenas: 10 livros, filmes, séries para saber mais

Já o eixo Povos Originários celebra a produção recente de artistas indígenas como Denilson Baniwa, Diakara Desana, Mayra Karvalho e Tapixi Guajajara, além de destacar a diversidade de identidades, culturas e modos de vida dos 305 povos indígenas brasileiros. 

Além do acervo artístico e histórico, a exposição apresenta o “Espaço da meia-lua”, destinado à promoção das vozes e lutas indígenas representada pela realização de mini exposições temporárias. Na abertura, uma mostra homenageará o povo Yanomami. 

Outro espaço celebrará o legado dos museus indígenas ao resgatar a história do Museu Kanindé, inaugurado em 2010 em Aquiraz (CE), dando visibilidade às memórias de luta, resistência e valorização da identidade e práticas culturais dos povos originários. 

O quê

Exposição Îandé: aqui estávamos, aqui estamos

Quando

De 09/02/2023 até 12/08/2023

Onde

Museu Histórico Nacional | Praça Marechal Âncora, S/N, Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Mais informações

https://mhn.museus.gov.br/index.php/mhn-abre-nova-exposicao-de-longa-duracao-sobre-povos-originarios-do-brasil/

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.