Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 10 de julho de 2023

Edital Verdejando Escolas promove criação coletiva de espaços naturalizados para as infâncias 

De 30/06/2023 até 17/07/2023

Com o objetivo de cultivar espaços mais verdes para as crianças, o Edital Verdejando Escolas vai selecionar três organizações colaboradoras de Educação Infantil para criar coletivamente espaços naturalizados para as infâncias. 

Iniciativa da Organização Co-Criança e da Fundação FEAP, o edital recebe inscrições até 16 de julho e é dirigido para instituições que atuem junto à Secretaria Municipal de Educação de Campinas (SP) no atendimento de crianças de 3 a 6 anos. 

Leia + O que faz um agente socioambiental urbano? 

“Vivemos em um mundo cada vez mais urbanizado, onde as crianças estão cada vez mais emparedadas e distantes de experiências enriquecedoras a seu desenvolvimento – físico, cognitivo e emocional – proporcionadas pelo contato com a natureza”, contextualiza o texto do edital.

Segundo o documento, a valorização da renaturalização dos espaços escolares é uma estratégia para o meio ambiente e a qualidade de vida das crianças nas cidades. 

Leia + Primeiros Caminhos: conheça o mapa de Fortaleza (CE) feito para crianças

“Intrinsecamente ligados à crise climática que nosso planeta enfrenta, a rápida expansão das áreas urbanas e o crescente desmatamento têm resultado na diminuição de áreas verdes nas cidades e diminuição do acesso a estas, sobretudo por famílias mais vulneráveis. Para as crianças o impacto dessa ausência de contato com a natureza é ainda pior, podendo acarretar problemas de saúde como obesidade, hiperatividade, baixa motricidade, miopia, e doenças cardiovasculares”, explica. 

Edital Verdejando Escolas 

As escolas selecionadas receberão apoio metodológico, financeiro e técnico para viabilizar o projeto de naturalização dos espaços escolares, promovendo a escuta dos pequenos no processo. Ao final do projeto, a ideia é proporcionar às crianças e bebês contato direto e experiências ativas com a natureza e com o ambiente ao ar livre. 

Além disso, o Edital Verdejando Escolas pretende reformar os ambientes escolares e desenvolver práticas pedagógicas inovadoras que promovam e apoiem os direitos das crianças à participação, ao brincar livre e ao contato com a natureza, envolvendo a comunidade escolar de forma integral. 

De acordo com o edital, as três escolas selecionadas receberão formação para o corpo docente sobre participação cidadã, escuta ativa e naturalização dos espaços. Além da criação coletiva com as crianças e da execução de um projeto de renaturalização em um local da escola, a instituição também participará do registro do processo em publicação digital e em vídeo. 

O resultado será divulgado pelo Co-Criança no dia 24 de julho.

O quê

Edital Verdejando Escolas

Quando

De 30/06/2023 até 17/07/2023

Inscrições

30/06/2023 - 17/07/2023

Mais informações

https://cocrianca.com.br/verdejandoescolas/

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.