Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 19 de maio de 2023

Com inscrições abertas, Parlamento Jovem Brasileiro aproxima estudantes da política

De 24/07/2023 até 07/12/2023

Com o tema “A Educação que queremos”, o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) abre as inscrições para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares experimentarem, na prática, como funciona o trabalho no poder Legislativo.

Leia + Frei Betto: “Olhar pela ótica do oprimido é fundamental na educação política”

Promovido pela Câmara dos Deputados, as atividades são dirigidas para a educação para a democracia e ensinam sobre política e o papel do Congresso Nacional. O objetivo é estimular a participação política e o exercício de uma cidadania ativa pelos adolescentes.

A iniciativa de incluir a juventude nas discussões políticas ganha mais força após a invasão do Congresso e do Palácio do Planalto por extremistas, vista em Brasília (DF) em 8 de janeiro. Afinal, a educação política é um dos caminhos para evitar novos ataques à democracia.

Como funciona o Parlamento Jovem Brasileiro

Parlamento Jovem Brasileiro 2023
Parlamento Jovem Brasileiro: estudantes do Ensino Médio podem aprender, na prática, como funciona o Legislativo. Foto: Alex Ferreira/PJB 2016

Podem participar do Parlamento Jovem Brasileiro estudantes com idade entre 16 e 22 anos, regularmente matriculados no Ensino Médio, em modalidades integradas ou que estejam concluindo a etapa na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O programa é dividido em etapas locais e estaduais, além da nacional. A primeira, a Jornada de Aprendizagem Cidadã, acontece de 24 de julho a 10 de setembro, com atividades realizadas a distância nas próprias cidades dos inscritos. A primeira seleção disponibiliza 1.080 vagas, 40 para cada unidade da federação, e as posições são preenchidas por meio de sorteio eletrônico.

Ao longo de sete semanas, os estudantes são convidados a refletir sobre a realidade local, analisar políticas públicas e compartilhar experiências com outros jovens. Ao final, o objetivo é formular um discurso de candidatura.

Leia + Educação política é caminho para superar a crise política

Também realizada online, a etapa estadual acontece de 11 de setembro a 10 de novembro. Participam desta fase 108 estudantes: são quatro vagas por estado e para o Distrito Federal.

Por fim, a fase nacional acontece em Brasília, no âmbito do Congresso Nacional, de 5 a 7 dezembro, com 27 vagas. Os estudantes deverão aprimorar ideias e propostas e elaborar, em grupo, uma carta do Parlamento Jovem Brasileiro à Câmara dos Deputados.

A ideia é que a mensagem transmita aos representantes eleitos os desafios, anseios e sonhos para a Educação. A etapa nacional conta ainda com a participação de professores voluntários das escolas dos finalistas, que deverão apoiar os estudantes durante a realização das atividades.

Como se inscrever para o Parlamento Jovem Brasileiro

Para participar, o estudante precisa enviar a inscrição, até 30 de junho, por meio da ficha eletrônica disponível no site da Câmara. Além disso, é preciso enviar a documentação necessária: declaração de matrícula, termo de autorização do responsável e documento de identidade. Leia aqui mais sobre o  regulamento

* Com informações da Agência Câmara dos Deputados 

O quê

Parlamento Jovem Brasileiro

Quando

De 24/07/2023 até 07/12/2023

Mais informações

https://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/experiencias-presenciais/parlamentojovem/perguntas-frequentes-2

Brasil Participativo: como opinar sobre as políticas públicas do país?

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.