Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 28 de março de 2023

Com inscrições abertas, Programa Jovem Senador aproxima estudantes do Congresso Nacional

De 10/02/2023 até 05/05/2023

Dirigido para estudantes de escolas públicas do Ensino Médio, o Programa Jovem Senador está com inscrições abertas para a edição 2023. A iniciativa, que aproxima os adolescentes e jovens do trabalho legislativo e político realizado no Congresso Nacional, recebe candidaturas até 5 de maio.

Ao todo, serão selecionados 27 estudantes para passarem uma semana em Brasília (DF), conhecendo na prática o trabalho dos senadores e parlamentares. A escolha é feita por meio de um concurso de redação. Em 2023, o tema é “Saúde mental nas escolas públicas”.

Leia + Educação política é um dos caminhos para evitar novos ataques à democracia brasileira

A proposta, de acordo com a diretora da Secretaria de Comunicação do Senado, Érica Ceolin, é promover uma troca intensa entre a política feita no Senado Federal e a juventude brasileira.

“Os jovens chegam aqui no Senado cheios de curiosidade, de expectativas, de perguntas. Trazem a visão de mundo que eles têm lá das cidades deles. Então, a gente entende a realidade da ponta, que é para quem a política trabalha”, explicou à Agência Senado.

Como é feita a seleção para o Programa Jovem Senador 2023 

Para concorrer à vaga, os alunos passam por duas etapas de seleção, uma estadual e uma do Senado, que neste ano acontecem nos dias 31 de maio e 12 de junho, respectivamente.

A decisão dos 27 finalistas é feita por meio da análise da produção textual dissertativa-argumentativa desenvolvida pelos estudantes. O regulamento completo está disponível aqui. 

Para participar, o candidato deve estar matriculado e frequentar escolas públicas da rede estadual de ensino. Além disso, é preciso ter, no máximo, 19 anos completados até 31 de dezembro de 2023 e disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa, no período de 21 a 25 de agosto, na capital federal.

A prova de redação é aplicada em sala de aula. O material para a participação no concurso é composto de ficha de Inscrição e folha de redação disponíveis no site Jovem Senador.  

Na etapa estadual, a escola escolhe a melhor redação e depois a Secretaria de Educação do estado define as três melhores, sem promover nenhuma classificação. A partir daí, o Senado seleciona o melhor texto de cada estado. O autor ou autora da redação escolhida se torna um jovem senador ou senadora, representando seu estado ou o Distrito Federal.

Na visita ao Senado, os estudantes podem simular o processo legislativo e até apresentar sugestões de projetos. De acordo com Érica, ao final do processo os estudantes relatam ganhos na autoestima, consciência política e exercício da cidadania.

“Eles voltam sabendo que podem interferir e podem ajudar outras pessoas a interferir na realidade do país, começando pela comunidade local, pela escola, e ousando mais”, avalia Érica.

*Com informações da Agência Senado

O quê

Programa Jovem Senador 2023

Quando

De 10/02/2023 até 05/05/2023

Inscrições

10/02/2023 - 05/05/2023

Mais informações

https://linktr.ee/jovemsenador

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.