Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 6 de julho de 2023

Brasil Participativo: saiba como opinar sobre as políticas públicas no PPA

De 11/05/2023 até 14/07/2023

Quer ajudar a definir as prioridades para investimentos e políticas públicas para os próximos quatro anos? Até 14 de julho, é possível opinar diretamente em programas e propostas para o Plano Plurianual (PPA) por meio da plataforma digital Brasil Participativo. 

Leia + Brasil Participativo: como opinar sobre as políticas públicas do país?

Gesto de reaproximação do planejamento com a participação popular, a consulta começou em 11 de maio. Além da plataforma, a construção do PPA incluiu a realização de plenárias em todos os estados, além de fóruns com conselhos nacionais. 

Brasil Participativo saiba como opinar sobre as políticas públicas no PPA
Plataforma digital recebe contribuições até 14 de julho. Iniciativa é parte da construção do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.

“Democracia vai além de eleições. É participação e engajamento. Cidadania não é só o voto. É opinar. E por meio dela a gente pode influenciar os destinos da nação, indicando o que a população entende ser prioridade para o governo”, explicou a secretária nacional de Planejamento, Leany Lemos, à Agência Brasil. 

Leia + MinC e MEC debatem políticas públicas intersetoriais

Até o momento, foram contabilizados 1,9 milhão de acessos e 649 mil participantes, que distribuíram 717 mil votos em cinco mil propostas. Além disso, foram realizadas 27 plenárias em todo o Brasil. 

Como opinar sobre as políticas públicas no Brasil Participativo 

Na plataforma Brasil Participativo, é possível selecionar três políticas públicas – das 90 apresentadas por diferentes ministérios – consideradas prioritárias. Qualquer pessoa com cadastro na plataforma Gov.br pode se inscrever e participar. 

Na plataforma, há também informações sobre cada programa ministerial, cujas áreas variam de Saúde, Trabalho e Emprego e Igualdade Racial até Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.  

Leia + O que pensam os brasileiros sobre as mudanças climáticas? 

Além dos programas, é possível analisar e registrar adesão às 5 mil propostas, enviadas pela população, movimentos sociais e organizações da sociedade civil. 

No campo dos Direitos Humanos e Cidadania, por exemplo, a Agenda 227 registrou uma proposta de proteção integral aos direitos da criança e do adolescente. Há também pedidos de moradia para pessoas em situação de rua e pela criação de um Conselho Nacional de Direitos Humanos.  

Leia + Frei Betto: “Olhar o mundo pela ótica do oprimido é fundamental”

Após a coleta das contribuições na plataforma, os votos nos programas serão analisados por regiões e perfil dos votantes. As informações serão repassadas aos ministérios, que podem adequar o planejamento. Ao final do processo, será divulgado um relatório com o que foi incorporado e de que forma.

O que é a plataforma Brasil Participativo

Com o objetivo de ampliar o alcance da população às discussões, a plataforma permite que o cidadão formule propostas ou apoie até três iniciativas. A plataforma foi desenvolvida em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e o apoio da Dataprev, da comunidade Decidim–Brasil e da Universidade de Brasília (UnB).

O que é o PPA 

O Plano Plurianual (PPA) é o planejamento das prioridades do País pelos próximos quatro anos, indicando caminhos para alcançá-las. A partir desse plano é possível construir leis orçamentárias que levem em consideração os objetivos dos programas. 

Sua vigência é de quatro anos, contados a partir do segundo ano de mandato de um presidente – e se prolongando até o final do primeiro ano do mandato de seu sucessor. No caso, o PPA é relativo aos anos de 2024-2027. 

De acordo com o Ministério do Planejamento e Orçamento, a elaboração do PPA começa a partir de um projeto de lei, que é submetido à avaliação do Congresso Nacional até quatro meses antes do encerramento do primeiro ano de mandato do presidente. 

Em seu formato participativo, o programa é uma parceria do Ministério do Planejamento e Orçamento, responsável pela elaboração do Plano Plurianual (PPA), e da Secretaria-Geral da Presidência da República, que articula a participação social. Ele conta ainda com a participação do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, da Casa Civil e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência.

*Com informações da Agência Brasil

O quê

Brasil Participativo

Quando

De 11/05/2023 até 14/07/2023

Mais informações

https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/

Brasil Participativo: saiba como opinar sobre as políticas públicas no PPA

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.