Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 24 de maio de 2023

Cozinhas solidárias, populares e comunitárias podem se cadastrar no MDS

De 11/05/2023 até 31/05/2023

O Brasil sente fome: ao menos 33,1 milhões de pessoas não têm o que comer, de acordo com pesquisa realizada pela Rede  Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan) em 2022. Para ajudar a mitigar o cenário de insegurança alimentar, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) pretende mapear cozinhas solidárias, populares e comunitárias em funcionamento no Brasil. 

Leia + Brasil Participativo: como opinar sobre as políticas públicas do país?

Neste primeiro momento, o objetivo é apoiar o planejamento de ações estratégicas  direcionadas às experiências locais de abastecimento e oferta de refeições que atendem pessoas e famílias em vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional.

É possível inscrever a cozinha no formulário disponibilizado pelo ministério. O prazo de inscrição é até 31 de maio.

PL quer cozinhas solidárias como política pública

Cozinhas solidárias, populares e comunitárias podem se cadastrar no MDS
Moradores almoçam em Cozinha Solidária de Ceilândia (DF), que faz parte da rede gerida pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Cozinhas solidárias, populares e comunitárias são organizadas coletivamente e fazem distribuição gratuita de alimentos e refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade. Em fevereiro, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) apresentou o PL 491/23, que buscou sistematizar o programa Cozinha Solidária.

Em análise na Câmara dos Deputados, o PL quer distribuir, por meio do programa, alimentação gratuita preferencialmente à população em situação de vulnerabilidade e risco social, incluindo a população em situação de rua. O objetivo é promover políticas de segurança alimentar e nutricional, de assistência social, efetivação de direitos sociais, dignidade humana, resgate social e melhoria da qualidade de vida.

Leia + Cine EducAlimentação propõe enfrentamento à insegurança alimentar 

Cozinhas solidárias, populares e comunitárias podem se cadastrar no MDS
Volta do Brasil ao Mapa da Fome: ao menos 33,1 milhões de brasileiros não conseguem se alimentar. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Além disso, o texto prevê que a distribuição das refeições ocorra em espaços sanitariamente adequados e forneçam uma base nutricional alta e respeitem a cultura alimentícia regional.

“As cozinhas solidárias serão equipamentos públicos voltados a atender de maneira imediata quem hoje passa fome no Brasil”, explicou Guilherme Boulos (Psol-SP).

“Atrelada às outras políticas públicas que estão sendo desenhadas pelo Poder Executivo, como a volta do Consea [Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional], fortalecimento da agricultura familiar e retomada do Bolsa Família, pretende-se acelerar o processo de enfrentamento à insegurança alimentar e nutricional mais grave hoje no Brasil”, complementa.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias 

 

O quê

Formulário para cadastramento de cozinhas solidárias e populares

Quando

De 11/05/2023 até 31/05/2023

Mais informações

https://www.gov.br/mds/pt-br/acoes-e-programas/cozinhas-solidarias

O Brasil está com fome: 33 milhões de pessoas não têm o que comer

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.