publicado dia 6 de junho de 2014
Nós, mulheres da periferia: site dá voz e traz representatividade para mulheres periféricas
Reportagem: Da Redação
publicado dia 6 de junho de 2014
Reportagem: Da Redação
Resumo: Conheça o site Nós, Mulheres da Periferia, iniciativa jornalística fundada e autogestionada por mulheres negras e periféricas. Desde 2014, o site visa maior representatividade e proximidade com a realidade brasileira, na qual as mulheres negras são maioria.
Mulheres invisíveis. É assim que algumas moradoras das periferias de São Paulo se sentem ao folhear os jornais e revistas produzidos no Brasil. “A gente é sempre estereotipada, nossa beleza nunca está ao alcance, a gente não se enxerga. Somos sempre a gostosa, a novinha do baile ou a maloqueira.”
Leia Mais
Para romper com essa falta de representatividade, nove jornalistas – também moradoras de bairros afastados do centro – criaram um site para dar voz às mulheres que vivem nas bordas da maior metrópole do país. “Nossa pretensão é suprir esse vácuo e empoderar as mulheres”, anunciou Semayat Oliveira, ao lado das oito colegas que encabeçam o Nós, mulheres da periferia.
Desde 2014, a plataforma traz reportagens especiais sobre o cotidiano das personagens que compartilham desafios e conquistas nas áreas menos atendidas da cidade.
Leia Mais
“Seguindo uma linha editorial transparente com suas leitoras e leitores, o fazer jornalístico do Nós, mulheres da periferia é guiado por valores como ética, confiabilidade e independência”, diz a apresentação do site.
“Os conteúdos são atemporais, contextuais e se aprofundam na especialidade, vivência e análise de cada fonte. Nesta lógica, partimos de olhares individuais sobre pautas relevantes no espectro nacional e internacional. Mais do que notícias, o que você encontra aqui é um jeito de ver o mundo”, explica o texto.