publicado dia 14 de abril de 2022
Portugal incentiva o uso de bicicletas nas escolas
Reportagem: André Nicolau
publicado dia 14 de abril de 2022
Reportagem: André Nicolau
Em todo o mundo, a bicicleta ocupa lugar de destaque como alternativa mais econômica e sustentável se comparada a outros meios de transporte. E por que Portugal resolveu incentivar o uso de bicicletas nas escolas ?
Segundo relatório recente divulgado pela Confederação Europeia da Indústria da Bicicleta (Conebi), a procura pelo modal aumentou 40% nos últimos dois anos, com cerca de 22 milhões de unidades vendidas.
Leia + Jornada online e gratuita formará multiplicadores da cultura ciclista
Em um cenário onde o ciclismo ganha cada vez mais adeptos, o Ministério da Educação de Portugal aposta em uma iniciativa que estimula o uso da bicicleta em todo o país. Por meio dos projetos “Desporto escolar sobre rodas” e “O ciclismo vai à escola”, o governo disponibilizará um manual que incentivará escolas e professores a ministrarem oficinas de pedal para estudantes a partir de 10 anos.
No primeiro ciclo, destinado a alunos do quarto ano, os estudantes terão aulas dentro das instituições em locais delimitados e que garantam segurança aos praticantes.
Enquanto no segundo ciclo, voltado a estudantes a partir do quinto ano, as aulas acontecem em espaços públicos como rodovias e outras vias urbanas, divididas em níveis como baixo e alto movimento. Os grupos terão no máximo 5 alunos e serão acompanhados por um professor ou algum estudante mais experiente e apto para conduzir os participantes.
Por um mundo movido a pedaladas
A ideia, segundo os organizadores, é tornar o ciclismo parte do currículo escolar ainda que de forma optativa e, sobretudo, incentivar o uso da bicicleta seja como meio de deslocamento cotidiano ou apenas lazer.
Com investimento de 2,8 milhões de euros, a campanha prevê a compra de bicicletas e capacetes que serão distribuídos nas escolas no próximo ano letivo.