Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 27 de janeiro de 2022

Política Nacional de Mobilidade Urbana completa 10 anos, mas ainda longe do ideal

por

Sancionada em 3 de janeiro de 2012, entrou em vigor a Lei 12.587/12, que estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana. A PNMU busca integrar, melhorar e tornar mais acessíveis os diferentes modos de transporte, tendo como objetivo central a conquista por condições de mobilidade de pessoas e cargas no país mais adequadas e justas. O mote norteador é despriorizar o uso de automóveis. Entretanto, Glaucia Pereira, que é especialista em pesquisa e mobilidade urbana, ressalta que há muitas coisas ainda a serem ajustadas. Glaucia também é fundadora do Multiplicidade Mobilidade Urbana, um instituto de pesquisa especializado no tema.

Essa Política Nacional exige que os municípios com mais de 20 mil habitantes elaborem e apresentem um plano de mobilidade urbana, com a intenção de planejar o crescimento das cidades de forma ordenada. As cidades com uma população menor ficam, portanto, isentos dessa obrigação.

Glaucia destaca que, com a aprovação da lei, ficou cristalina a necessidade de se pensar cidades mais inclusivas e acessíveis. “Isso vira uma referência; com a lei é possível questionar prefeituras e estados sobre tudo o que vem sendo feito e o que ainda precisa ser realizado. Toda vez que uma política como essa é regulamentada como lei, se torna mais difícil fazer alguma alteração que vá no sentido contrário de tornar essas cidades mais acessíveis”, diz.

Essa nova política estabelece a prioridade dos modos de transporte não motorizados sobre os motorizados e dos serviços de transporte coletivo público sobre o individual motorizado. A especialista também pontua que a discussão avançou – não tanto quanto deveria – na questão de ciclistas mas, em relação aos pedestres, quase não se viu avanços.

“Quando falamos de mobilidade ativa (pedestres e ciclistas): houve uma grande discussão sobre o uso de bicicletas nos últimos 10 anos, apesar de aquém do necessário, mas a mobilidade para pedestres ainda é muito incipiente. No Brasil inteiro as calçadas são cheias de buracos, com degraus, obstáculos e esquinas sem rampas de acessibilidade. Ainda temos muito o que avançar, apesar de essa política já ter completado 10 anos, ela ainda parece recente porque temos a impressão de que nada aconteceu”.

O documento decenário define algumas diretrizes que promovam o acesso aos serviços básicos, o desenvolvimento sustentável e consolidem a gestão democrática para contínuo aprimoramento da mobilidade urbana. Nesse sentido, os municípios são obrigados a promover a equidade no acesso aos serviços e melhoria da eficiência, tendo que divulgar os impactos dos benefícios concedidos a alguns grupos, como descontos ou gratuidades.

Para Glaucia, o principal impacto da política foi que municípios que sequer pensavam em mobilidade urbana se viram obrigados, ao menos, a discutir o tema. “Tivemos alguns avanços no sentido de os municípios tentarem ter um plano de mobilidade urbana, então isso entrou em pauta. O município é obrigado a ter um plano para receber verbas do governo federal, assim avançamos em termos municipais por, pelo menos, haver esse instrumento. Cidades que não discutiam mobilidade passaram a ser obrigadas a discutir. Isso não significa que os planos são bons, apenas que entrou em discussão. Ainda falta um instrumento que avalie se, dentro do plano do município, é cumprido tudo o que está na Política Nacional de Mobilidade Urbana”.

Além de uma maior política de inclusão para pedestres, a especialista também destaca que outro ponto que precisa ser melhor trabalhado e tem muito ainda a avançar é a questão de despriorização de automóveis motorizados individuais. “Uma coisa que definitivamente não avançou foi a questão de tirar a prioridade dos automóveis. Até então o que foi feito foram iniciativas tímidas de priorizar ciclistas e transporte coletivo, mas os municípios não tiraram, por exemplo, estacionamentos do meio da rua, não fazem uma fiscalização eficiente sobre estacionar nas calçadas e ciclovias e também não houve essa despriorização. Tiveram algumas iniciativas para incentivar outros meios de transporte, mas sem tirar os privilégios dos automóveis”, finaliza.

Direito ao Lazer e Direito à Cidade

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.