publicado dia 11 de setembro de 2025
Plataforma Eunice descomplica a crise climática para professores
Reportagem: Da Redação
publicado dia 11 de setembro de 2025
Reportagem: Da Redação
🗒️Resumo: Dirigida para professores da Educação Básica, plataforma Eunice reúne informações e conteúdos didáticos sobre as mudanças do clima.
Justiça Climática, efeito estufa e desinformação ambiental estão entre os conteúdos destacados pela plataforma Eunice para apoiar professores da Educação Básica. Organizado pelo Observatório do Clima, o material gratuito reúne informações confiáveis e conteúdos didáticos sobre Educação Ambiental e Climática.
Leia Mais
O Observatório do Clima (OC) é uma rede da sociedade civil brasileira sobre a agenda
climática, com 133 integrantes, entre organizações socioambientais, institutos de pesquisa e movimentos sociais.
O Espaço Unificado de Informação Climática e Engajamento (Eunice) objetiva disseminar e descomplicar o que a Ciência explica sobre as mudanças climáticas.
Entre outros pontos, o guia detalha os motivos do aquecimento do planeta e dos eventos extremos, bem como possíveis saídas para o enfrentamento da emergência climática.
Além da versão digital, é possível fazer o download e imprimir os materiais.
O nome da plataforma homenageia Eunice Foote (1819-1888), cientista norte-americana que foi uma das descobridoras do efeito estufa, mas cuja contribuição foi ocultada da História por mais de um século pelo fato de ser mulher.
“O preconceito contra mulheres na Ciência fez com que as descobertas de Foote caíssem no esquecimento por mais de um século. Foi somente nos anos 2000 que um conjunto de pesquisas aprofundou o entendimento sobre a dimensão de sua obra. Hoje, seu trabalho é finalmente reconhecido como pioneiro na identificação dos gases-estufa”, explica o guia.
Com 14 capítulos organizados em cinco blocos temáticos (Passado, Presente, Política, Economia e Futuro), o guia traz também ilustrações e gráficos informativos.
Ver essa foto no Instagram
Além disso, as informações disponíveis são atuais e adaptadas ao contexto brasileiro. Entre outros pontos, o material evidencia o papel de destaque do país como emissor de gases do efeito estufa, bem como sua responsabilidade no combate à crise climática.
O Brasil é o quinto maior emissor de gases do efeito estufa, causadores do aquecimento global. Além do país, são grandes contribuidores China, Estados Unidos, Índia e Rússia.
Citando exemplos recentes como as secas históricas da Amazônia em 2023 e as enchentes no Rio Grande do Sul em 2024, o material explica que os efeitos da emergência climática são sentidos de maneira desigual.
Leia Mais
“Em todos os casos, os efeitos da crise do clima atingem de maneira desproporcional a população em vulnerabilidade, se tornando um vetor de aprofundamento das desigualdades”, diz o texto.