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publicado dia 17 de março de 2021

Pesquisa da ONU mostra como jovens se comprometem com agenda climática

Reportagem:

O aquecimento global e suas consequências – como derretimento de geleiras, aumento do nível do mar, secas e tempestades intensas – são notados em todos os cantos do mundo. Em janeiro, o programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD) e a Universidade de Oxford (Reino Unido),divulgaram os resultados da maior pesquisa de opinião já feita sobre o tema. Denominado Peoples’ Climate Vote (Voto Climático das Pessoas), o levantamento ouviu cerca de 1,2 milhões de pessoas, em 50 países. Quase dois terços dos participantes responderam que a mudança climática é uma emergência global, pedindo maior ação por parte dos governantes para enfrentar a crise.

Matéria publicada originalmente no site da Fundação Telefônica Vivo com o título Pesquisa da ONU mostra comprometimento da juventude em salvar o planeta das mudanças climáticas.

Não é para menos – as últimas duas décadas foram as mais quentes dos últimos mil anos, e as projeções do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) indicam que nos próximos 100 anos a  temperatura média global pode aumentar 1,8°C e 4,0°C, e o nível do mar pode subir até 0,59 metros. Para completar, de acordo com o relatório da Organização Mundial de Meteorologia 2019, os níveis de gases de efeito estufa na atmosfera alcançaram alta recorde.

Força do futuro

Em meio a esse cenário desafiador, jovens ativistas do clima se tornam uma força cada vez mais potente. A pesquisa da ONU ouviu meio milhão de pessoas com menos de 18 anos, e mostrou que esse grupo era o mais propenso a ressalta a urgência do tema. No Brasil e no mundo, despontam jovens lideranças dispostas a promover transformações e fazer a diferença.

Ana Luiza Pinheiro, de 19 anos, de Belém do Pará, integra o time de voluntários da aliança Friday for Future Amazônia e da coalizão Volta Grande do Xingu. “No dia 19 de março começa nossa Greve Global pelo Clima e o tema é ‘chega de promessas vazias’. Existe um relógio do clima que indica que nós temos apenas seis anos até enfrentarmos um colapso ambiental e a gente só vai mudar isso com o apoio de políticos e empresas tendo atitudes mais sustentáveis”, explica.

Fridays for Future, também conhecido como Greve Global pelo Clima, é um movimento internacional de estudantes que exigem ações dos líderes políticos para evitar as mudanças climáticas. Ele começou com a ativista sueca Greta Thurnberg. Em 2018, aos 16 anos, ela faltou às aulas para pressionar o governo sueco a cumprir o Acordo de Paris, um tratado mundial para reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Com esta iniciativa, Greta inspirou os estudantes de todo o mundo –  como Ana Luiza.

 

Mais vulneráveis, mais afetados

O aquecimento global está afetando a todos. Mas, segundo a ativista e bióloga Nayara Almeida, 23, certamente os mais pobres e vulneráveis sofrem mais, especialmente mulheres periféricas. “Após chuva, eu consigo ver no jornal local do Rio de Janeiro quem são as pessoas que sempre perdem tudo”, aponta.

Procurando aliar o estudo da biologia com a atuação humana, Nayara se voluntariou no projeto Engajamundo, organização de liderança jovem que acredita na importância da atuação da juventude para enfrentar os maiores problemas ambientais e sociais do mundo.

Na ONG, ela conheceu o movimento Fridays For Future. “A partir daí, minha vida tomou um rumo que eu nunca tinha imaginado. Em 2019, eu passei a fazer greves toda semana, fui selecionada pela delegação do Engajamundo para ir para o COP 25, e pude estar em contato com atores que estavam realmente fazendo a diferença”.

 

 

 

 

 

 

 

 

Como engajar na agenda climática?

Embora a participação dos jovens no combate às mudanças climáticas seja crescente, como mobilizar aqueles que ainda não despertaram para a causa?

“Ao mesmo tempo em que esta é uma pergunta é muito difícil, é também muito fácil, porque a gente vive em uma era digital”, defende a arquiteta e voluntária do Greenpeace, Maylla Costa. “Quando a gente pensa em engajar o jovem e as crianças precisamos usar as mídias”, defende.

A jovem dá como exemplo a parceria do Greenpeace com o canal infantil Mundo Bita. Juntos, eles lançaram, em março deste ano, a segunda canção do álbum Bita e os Animais 2. Com a música “Amigo Baleia“, além de aproveitar o som e dançar na sala de casa, as crianças também aprendem sobre a importância de respeitar a natureza e preservar os oceanos. Ou seja: a principal forma para engajar a população é por meio da informação.

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