Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 13 de abril de 2022

Jovens entre 15 e 18 anos: o que saber para tirar o título de eleitor ?

por

Importante instrumento de transformação política, o voto é apenas uma das muitas maneiras de exercer a cidadania no Brasil. Em mais um ano onde as urnas definirão o cenário político, jovens entre 15 e 18 anos têm até 4 de maio para tirar o título de eleitor.

A menos de um mês para o prazo de regularização no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o incentivo à participação nas urnas virou assunto nas redes sociais e conta com o apoio de celebridades como Anitta, Lázaro Ramos, Zeca Pagodinho, Emicida e até mesmo o ator estadunidense Mark Ruffalo – que, inclusive, lembrou da relevância dos votos dos jovens na derrubada de Donald Trump, em 2021.

A hora e a vez da geração Z   

Estudo divulgado pelo instituto de pesquisa Circle da Universidade Tufts, dos EUA, mostra que o atual presidente Joe Biden não alcançaria a margem de vantagem sobre Trump não fossem os eleitores de 18 a 29 anos. Em colégios como Arizona, Geórgia, Michigan e Pensilvânia, a participação dos jovens foi fundamental para garantir a vitória geral do democrata. Entre eleitores novatos, o resultado foi de 66% a 32%.

Primeiro título: como tirar ?

No último dia 5 de abril, o TSE anunciou que 445,5 mil jovens entre 15 e 18 anos garantiram a participação nas Eleições Gerais no mês de março. Em fevereiro, o número de novos eleitores chegou a 349.160.

Para saber mais sobre o assunto, confira um guia divulgado pela Agência Mural com dicas para quem quer tirar o título e não sabe por onde começar. É fácil, rápido e você não precisa nem sair de casa. Corre que ainda dá tempo! 

Até que dia eu posso fazer o título de eleitor?

A data limite para cadastrar, atualizar ou regularizar o título eleitoral é o dia 4 de maio.

O que acontece se eu fizer o título de eleitor após essa data?

Aí você terá que esperar até as próximas eleições municipais, em 2024, para poder exercer o direito.

Então quer dizer que eu não sou obrigado a votar?

O voto é facultativo para quem tem 16 ou 17 anos na data da eleição. Fica a seu critério participar ou não.

Após os 18 anos, aí sim é obrigatório fazer o título de eleitor, caso contrário você terá dificuldades para emitir outros documentos (como passaporte) e se matricular em instituições de ensino.

Além disso, depois dos 18 anos, caso não vote e não justifique a ausência, você fica sujeito a multa a ser calculada pela Justiça Eleitoral (segundo a lei, no máximo são 10% de R$ 35 – ou seja R$ 3,50).

Ainda não completei 16 anos, posso fazer o título mesmo assim?

Se o seu aniversário de 16 anos for antes do dia 2 de outubro de 2022, que é a data do primeiro turno, pode fazer e votar já neste ano.

Eu arranjo algum problema se deixar para quando fizer meus 18 anos?

Não, mas você perderá uma importante oportunidade de escolher representantes que defendam propostas que você concorda para o país e para o estado.

Eu posso fazer o título de eleitor pela internet?

Por conta da pandemia de Covid-19, o cadastro poderá ser feito de forma online no site do Tribunal Regional Eleitoral. Além de preencher o “TítuloNet”, você também terá que enviar uma imagem do seu documento de identidade com foto, de um comprovante de residência e uma selfie segurando o RG.

E se eu preferir fazer presencialmente?

Nesse caso, você pode procurar as unidades do Poupatempo que oferecem serviços da Justiça Eleitoral. Mas fica ligado, porque o atendimento é com hora marcada e precisa ser agendado no site.

Em quanto tempo fica pronto?

Se não tiver nada pendente, o título de eleitor fica pronto na hora. Caso você faça de forma online, o documento ficará disponível no aplicativo e-Título. No Poupatempo, a via é entregue no mesmo dia.

Quando serão as eleições?

O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 2 de outubro. Já o segundo turno será no dia 30 de outubro, mas ele só acontecerá se nenhum candidato a governador ou presidente alcançar mais de 50% dos votos no primeiro turno.

O que eu preciso fazer nesse dia?

Só comparecer a zona eleitoral que o cartório te colocou (às vezes é até sua própria escola) com um documento com foto e o título de eleitor, que pode ser tanto o impresso quanto o do aplicativo e-Título.

Em quem a gente vai votar esse ano?

Em 2022, escolheremos os novos deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente.

Confira a matéria completa no Agência Mural

 

Projeto realiza escuta de crianças e adolescentes que vivem em moradia social em São Paulo