Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 29 de junho de 2022

Guia gratuito ensina a planejar ruas para crianças nas cidades

por

A Global Designing Cities Initiative (GDCI) lançou o Guia Global de Desenhos de Ruas para orientar urbanistas a incluir em seus projetos todos os atores dos cenários urbanos, inclusive as crianças

Disponível para o português, a publicação coloca as pessoas em primeiro lugar, com foco especial nas necessidades específicas de bebês, crianças e seus cuidadores, que atuam como pedestres, ciclistas e usuários de transporte público em ruas urbanas ao redor do mundo.

“Se você desenha uma rua funcional para crianças, desenha uma rua funcional para todos,” comenta Janette Sadik-Khan, presidente da GDCI, e diretora da Bloomberg Associates. “O Desenhando Ruas para Crianças mostra como as cidades podem liderar utilizando os projetos para melhorar a qualidade de vida das pessoas em todos os lugares”, diz.

Guia propõe debate sobre a criação de cidades que privilegiem um olhar para as crianças – iStock/Getty Images

Mudança necessária

A maioria das ruas não foi construída pensando nas crianças e, em muitos lugares, as condições atuais das ruas são hostis e inseguras para elas.

É o que mostram os números recentes sobre o assunto. Acidentes de trânsito matam 1,35 milhão de pessoas todos os anos e são a principal causa de morte de jovens entre 5 a 29 anos, segundo a pesquisa Global status report on road safety 2018.

Além disso, o estudo também indica que o congestionamento de veículos e a forma como eles são projetados também podem contribuir para níveis perigosamente altos de poluição do ar, responsável pela morte de 127 mil crianças com menos de cinco anos a cada ano.

O desenho ineficiente de ruas também acarreta consequências negativas para a saúde física e mental das crianças.

Ruas barulhentas e/ou hostis a pedestres e usuários de transporte público tendem a desencorajar a atividade física, o que priva as crianças de mobilidade independente e oportunidades de se exercitar e brincar.

Redesenhando ruas 

Para ajudar a solucionar estes problemas, o guia oferece diagramas detalhados e gráficos completos, com registros das melhores práticas, estratégias, programas e políticas usadas em cidades de todo o mundo.

O redesenho de ruas em locais importantes para as crianças ganha uma atenção especial. Escolas e ruas de bairro, bem como áreas de tráfego intenso, incluindo ruas comerciais e cruzamentos merecem um cuidado maior. 

Com um capítulo dedicado a “Como fazer a mudança acontecer,” o guia também mostra como implementar e ampliar planos de redesenho de ruas, destacando táticas para envolver as crianças durante todo o processo de planejamento — uma abordagem muitas vezes negligenciada que pode transformar substancialmente a forma como as ruas são desenhadas e utilizadas.

“Opções de mobilidade confiáveis e acesso a ruas seguras e saudáveis é um direito humano, e o guia Desenhando Ruas para Crianças fornece estratégias prontas para serem colocadas em prática visando garantir o acesso equitativo a esses espaços públicos essenciais,” diz Skye Duncan, Diretora Executiva da GDCI.

“Com a tradução desta publicação premiada, milhões de pessoas em todo o mundo podem acessar essas informações em seu idioma nativo, ajudando a garantir que mais crianças sobrevivam e prosperem nas ruas do bairro”, comemora Skye.  

Confira a matéria completa e acesse o guia Desenhando Ruas para Crianças, que pode ser visualizado e baixado gratuitamente em GlobalDesigningCities.org.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.