Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 6 de setembro de 2022

Debate analisa o contexto político e direitos das crianças e adolescentes nas eleições 

por

A menos de um mês para as eleições presidenciais de 2022, o futuro das crianças e adolescentes e seus direitos constitucionais estarão no centro do debate realizado pela Associação de Pesquisadores e Formadores da Área da Criança e do Adolescente – Neca nesta quinta-feira, às 18h, em transmissão no canal da instituição no YouTube

Diante do cenário de retrocessos e precarização dos direitos sociais conquistados nas últimas três décadas, os participantes analisam o atual cenário político e as pautas em disputa no contexto da infância e da adolescência.

Com a pandemia de Covid-19 e a crise econômica, houve piora nos índices de fome, violência e desigualdades educacionais, entre outras, que impactam diretamente essas populações e suscitam um cenário desafiador para os candidatos à presidência nas eleições que acontecem no próximo dia 2 de outubro em todo o país. 

Onde estão os direitos das crianças e adolescentes nas eleições?

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública do último dia 28 de junho, por exemplo, mostram que os registros criminais de maus-tratos em crianças e adolescentes passaram de 15.846, em 2020, para 19.136 no ano passado, um salto preocupante de 21%, de acordo com o estudo. 

A fome também voltou a ser uma realidade para muitas famílias: cerca de 43% da população sofre com insegurança alimentar leve ou moderada e 15% com a forma mais grave, de acordo com dados do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede PENSSAN e divulgado no início de junho.

Participam do Debate Eleições presidenciais e os direitos da criança e do adolescente o cientista social Lucas Lopes, ponto focal da Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência Contra Crianças e Adolescentes / Agenda 227 e o coordenador de relações governamentais do Instituto Alana, Renato Godoy. A mediação será de Dayse Bernardi. 

 

 

 

 

Projeto Meu, Seu, Nosso Voto lança podcast com temas para as eleições 2022