Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 13 de janeiro de 2022

Cartilha mostra impactos do racismo no desenvolvimento infantil

por

Um material produzido pela Harvard University, traduzido pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), evidencia os efeitos do racismo e da discriminação racial no desenvolvimento infantil. A cartilha aponta que os impactos se dão na aprendizagem, no comportamento e na saúde física e mental ao longo de toda a vida.

O estresse causado pela discriminação cotidiana e a consequente resposta a ele pode ter um efeito significativo de desgaste no cérebro, ainda em desenvolvimento, e em em outros sistemas biológicos das crianças.

A pesquisa ainda apontou que negros, indígenas e outras pessoas não brancas têm, em média, mais problemas crônicos de saúde e menor expectativa de vida em relação aos brancos. E isso acontece na comparação em todos os níveis de renda.

Pessoas não brancas também acabam tendo menos acesso à educação e a serviços de saúde de boa qualidade, o que cria um cenário que prejudica desproporcionalmente o desenvolvimento de crianças e famílias não brancas. O estudo ainda apontou que o número de mortes por doenças cardíacas, diabetes e doenças renais de crianças negras foi muito superior ao de crianças brancas nos Estados Unidos, em 2015.

Há um outro aspecto que pode afetar o desenvolvimento infantil: o racismo sofrido pelos próprios pais e cuidadores. Isso se dá pelo desgaste emocional gerado nessas pessoas e que pode refletir no comportamento que elas têm com as crianças, fazendo com que tenham respostas excessivas e desproporcionais aos seus comportamentos.

Finalizando, o material traz que o enfrentamento constante a esse racismo sistêmico passa pela criação de estratégias que diminuam as desigualdades, combatam o preconceito e pensem em políticas públicas que forneçam condições para uma sociedade mais igualitária e menos preconceituosa.

Consciência Negra e a luta contra o racismo sistêmico

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.