publicado dia 28 de junho de 2022
Carta Compromisso recomenda 40 propostas para a educação visando às eleições
Reportagem: Da Redação
publicado dia 28 de junho de 2022
Reportagem: Da Redação
A Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala no Brasil e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação com seu Comitê Diretivo lançaram nesta terça-feira, 28, a “Carta Compromisso pelo Direito à Educação nas Eleições 2022” destinada a candidatas/os à presidência, legislativos federais e estaduais e a governos.
O evento aconteceu no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e integrou a Semana de Ação Mundial 2022 (SAM), a maior iniciativa global de mobilização pelo direito humano à educação, realizada simultaneamente em 100 países desde 2003.
O documento contém 40 compromissos para garantir um financiamento adequado à educação nos próximos governos, além da construção de sistemas de educação pública fortes e a superação das profundas desigualdades raciais, sociais, de gênero e regionais que afetam o acesso e permanência de estudantes na escola – sobretudo meninas.
Em uma ação suprapartidária, o lançamento da carta tem como signatários Cidadania, PCO, PDT, PRTB, PV, PSDB, PSOL, PCdoB e PT que assumiram compromisso público por uma educação pública, gratuita, laica, inclusiva, equitativa e de qualidade.
“Precisamos garantir o compromisso com uma agenda de educação baseada em direitos. Isso pressupõe financiamento adequado e o fortalecimento do Estado para a garantia de políticas públicas à toda população com equidade e foco nas necessidades específicas de cada grupo. Esse é o chamamento que a Carta Compromisso faz”, explica Andressa Pellanda, coordenadora geral da Campanha e Ativista pela Educação do Fundo Malala.
A Carta Compromisso foi elaborada por 11 ativistas apoiadas pelo Fundo Malala no Brasil e pelo Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. A Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala no Brasil irá acompanhar de perto as/os pré-candidatas/os ao longos das eleições até o fim dos primeiros 100 dias de mandato com o objetivo de verificar se estão engajadas/os e cumprindo com os pontos assumidos por meio da assinatura da Carta Compromisso.
Destaques da Carta Compromisso
Acesse a carta na íntegra no site da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.