Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 11 de fevereiro de 2022

“Aprendizagens Visíveis”: livro aborda experiências de 17 professores em sala de aula

por

Acaba de ser lançado “Aprendizagens Visíveis: Experiências Teórico-Práticas em Sala de Aula”, organizado pela educadora Julia Pinheiro Andrade. O livro reúne ideias, experiências e vivências de 17 professores-pesquisadores que buscam oferecer novas abordagens para o processo de ensino e aprendizagem. Andrade também é a responsável por assinar dois capítulos da obra.

Nessa busca por uma nova abordagem são expostas algumas práticas pedagógicas realizadas por professores de escolas públicas e particulares. A partir de projetos desenvolvidos na formação docente e com alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, os autores compartilham estratégias e proposições teóricas que permitem refletir sobre os sentidos do que se aprende, como se aprende, quando e como utilizar o que se aprende. A proposta é tornar visível a aprendizagem de alunos e professores.

Pensadores e experiências, como John Hattie da Universidade da Nova Zelândia, e a abordagem italiana Reggio Emilia, servem como referência porque dialogam com propostas contemporâneas dentro de estudos sobre educação. O “Projeto Zero”, desenvolvido na Universidade de Harvard, que foca a importância do aprender fazendo, também pode ser destacado.

O livro funciona ainda como uma espécie de guia para professores, uma vez que traz diversas ferramentas para download por meio de QR Codes, além de referências de artigos e vídeos para que os docentes ampliem seu conhecimento e aprimorem suas práticas pedagógicas. Os autores convidam para uma reflexão sobre a formação, o uso do design no projeto político-pedagógico, a avaliação e a autoavaliação como aprendizagem, o estudo do erro, a prática direcionada, o planejamento reverso e a cultura maker (mão na massa).

A obra é publicada pela Panda Books sob o selo Panda Educação, que reúne livros que trazem experiências e reflexões atuais, capazes de inspirar quem convive com o cotidiano da sala de aula. “Aprendizagens Visíveis” pode ser adquirido através deste link.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.