Diagnóstico socioterritorial na Educação Integral Um diagnóstico socioterritorial é uma etapa fundamental para a consolidação de um território que garanta o desenvolvimento integral de suas crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Direito à cidade Entenda o que é direito à cidade, desde seu nascimento enquanto conceito cunhado pelo sociólogo francês Henri Lefebvre, sua apropriação por diversos movimentos sociais brasileiros e sua relevância na construção de uma cidade educadora.
Educação inclusiva Sem distinção, todas crianças e adolescentes têm direito à educação pública, de qualidade e que atenda às demandas educacionais específicas de cada um.
Educação Quilombola A educação quilombola deve considerar as vivências, realidades e histórias das comunidades quilombolas do país, de forma a considerar suas especificidades étnico-culturais. Leia mais sobre o verbete.
Educomunicador Entenda qual o papel do educomunicador, profissional que cada vez mais vem atuando em parceria com escolas.
Favelas e Comunidades Urbanas Entenda a definição adotada pelo IBGE para nomear, em pesquisas e censos, os territórios que são habitados por 16 milhões de brasileiros.
Gestão Democrática A gestão democrática pressupõe a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar – pais, professores, estudantes e funcionários – em todos os aspectos da organização da escola.
Intencionalidade Educativa Intencionalidade educativa se dá por meio de ações planejadas e implementadas com o objetivo de promover aprendizagens e desenvolvimento integral.
Intersetorialidade na Educação Integral A intersetorialidade na educação instaura uma forma de organização baseada na colaboração e na divisão de responsabilidades e competências; uma aliança estratégica entre os atores sociais (pessoas) e forças (instituições).