Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 20 de fevereiro de 2024

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS

Publicado dia 20 de fevereiro de 2024

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS

Ao ler artigos, reportagens e demais conteúdos sobre a situação do planeta Terra e a emergência climática é possível que você se depare com a sigla ODS, que significa Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

Trata-se dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que compõem uma agenda universal de construção e implementação de políticas públicas, que deve ser colocada em prática pelos países membros até 2030.

Em outras palavras, os ODS representam um plano para erradicar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade às populações, proteger o meio ambiente e promover políticas pacíficas e de inclusão. A proteção das crianças e dos adolescentes também é abordada nos ODS e se baseia nos compromissos com esse público nas áreas de combate à pobreza, nutrição, saúde, educação, água e saneamento básico e igualdade de gênero.

Leia + 6 pontos sobre a violência contra crianças e adolescentes no Brasil

Como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram criados 

Os 17 ODS foram estabelecidos por chefes de Estado e altos representantes da ONU em reunião na sede das Nações Unidas, em Nova York (EUA), entre os dias 25 e 27 de setembro de 2015.

No plano de ação  que norteia essa agenda, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram desmembrados em 169 metas divididas em cinco eixos: pessoas, planeta, prosperidade, parceria e paz. 

“Todos os países e todas as partes interessadas, atuando em parceria colaborativa, implementarão este plano. Estamos decididos a libertar a raça humana da tirania da pobreza e da penúria e a curar e proteger o nosso planeta. Estamos determinados a tomar as medidas ousadas e transformadoras que são urgentemente necessárias para direcionar o mundo para um caminho sustentável e resiliente. Ao embarcarmos nesta jornada coletiva, comprometemo-nos que ninguém seja deixado para trás”, diz o preâmbulo da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Leia + Ruas visíveis: direitos de população em situação de rua são foco de política pública federal

Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares. 

Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura.

Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles. 

Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. 

Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos. 

Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade. 

Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Leia + Democracia e Direitos Humanos: 8 livros para refletir em 2024

Brasil na Agenda 2030

Os 17 ODS listados acima constam na Agenda 2030, um acordo internacional firmado pelos 193 países membros  da ONU. A menos de seis anos para o término do prazo para o alcance das metas se encerrar, o Brasil está bem distante se comparado a nações europeias. É o que aponta o Relatório Luz, elaborado por um grupo de trabalho composto por mais de 60 organizações da sociedade civil. 

De acordo com o documento, até 2022 o Brasil estava atrasado em mais de 80% das metas. O panorama mostra que menos de 1% dos 168 pontos analisados apresentam algum progresso satisfatório. 

Uma das metas que mais gera preocupação é a de erradicação da pobreza. O ano de 2022 foi o terceiro seguido em que nenhuma meta deste ODS teve resultado positivo, principalmente em decorrência do aprofundamento das desigualdades socioeconômicas ocorrido no período da pandemia da Covid-19.

Referências:

– Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ONU

– ODS e Agenda 2030 – Pacto Global

– Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada)

– O que são os ODS –  Embrapa

– VI Relatório Luz da Sociedade Civil da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável Brasil –  Grupo de Trabalho da Sociedade Civil

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.