publicado dia 20 de fevereiro de 2024
Publicado dia 20 de fevereiro de 2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS
Ao ler artigos, reportagens e demais conteúdos sobre a situação do planeta Terra e a emergência climática é possível que você se depare com a sigla ODS, que significa Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Trata-se dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que compõem uma agenda universal de construção e implementação de políticas públicas, que deve ser colocada em prática pelos países membros até 2030.
Em outras palavras, os ODS representam um plano para erradicar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade às populações, proteger o meio ambiente e promover políticas pacíficas e de inclusão. A proteção das crianças e dos adolescentes também é abordada nos ODS e se baseia nos compromissos com esse público nas áreas de combate à pobreza, nutrição, saúde, educação, água e saneamento básico e igualdade de gênero.
Leia + 6 pontos sobre a violência contra crianças e adolescentes no Brasil
Como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram criados
Os 17 ODS foram estabelecidos por chefes de Estado e altos representantes da ONU em reunião na sede das Nações Unidas, em Nova York (EUA), entre os dias 25 e 27 de setembro de 2015.
No plano de ação que norteia essa agenda, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram desmembrados em 169 metas divididas em cinco eixos: pessoas, planeta, prosperidade, parceria e paz.
“Todos os países e todas as partes interessadas, atuando em parceria colaborativa, implementarão este plano. Estamos decididos a libertar a raça humana da tirania da pobreza e da penúria e a curar e proteger o nosso planeta. Estamos determinados a tomar as medidas ousadas e transformadoras que são urgentemente necessárias para direcionar o mundo para um caminho sustentável e resiliente. Ao embarcarmos nesta jornada coletiva, comprometemo-nos que ninguém seja deixado para trás”, diz o preâmbulo da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Leia + Ruas visíveis: direitos de população em situação de rua são foco de política pública federal
Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:
Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura.
Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.
Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Leia + Democracia e Direitos Humanos: 8 livros para refletir em 2024
Brasil na Agenda 2030
Os 17 ODS listados acima constam na Agenda 2030, um acordo internacional firmado pelos 193 países membros da ONU. A menos de seis anos para o término do prazo para o alcance das metas se encerrar, o Brasil está bem distante se comparado a nações europeias. É o que aponta o Relatório Luz, elaborado por um grupo de trabalho composto por mais de 60 organizações da sociedade civil.
De acordo com o documento, até 2022 o Brasil estava atrasado em mais de 80% das metas. O panorama mostra que menos de 1% dos 168 pontos analisados apresentam algum progresso satisfatório.
Uma das metas que mais gera preocupação é a de erradicação da pobreza. O ano de 2022 foi o terceiro seguido em que nenhuma meta deste ODS teve resultado positivo, principalmente em decorrência do aprofundamento das desigualdades socioeconômicas ocorrido no período da pandemia da Covid-19.
Referências:
– Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ONU
– ODS e Agenda 2030 – Pacto Global
– Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada)
– O que são os ODS – Embrapa
– VI Relatório Luz da Sociedade Civil da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável Brasil – Grupo de Trabalho da Sociedade Civil