Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 4 de dezembro de 2023

Seminário Histórias da ecologia chega ao MASP 

05/12/2023

📄Resumo: Online e gratuito, o seminário Histórias da ecologia debaterá questões da ecologia conectadas com a cultura visual e as ciências humanas e da natureza. Encontro acontece no MASP e terá transmissão ao vivo pelo YouTube.

Com a participação de artistas, teóricos, pesquisadores e ativistas, o seminário Histórias da ecologia acontece no MASP, em São Paulo (SP) no dia 05/12. Gratuito e online, o encontro busca conectar o temas ecológicos às ciências naturais e humanas, além de práticas artísticas e curatoriais. 

Leia + Novembro Negro: 4 exposições para visitar e refletir em 2023

De acordo com o museu paulista, a noção de “histórias” presente no título do seminário está em oposição à história tradicional, sugerindo narrativas mais “abertas, multivocais, inacabadas e não totalizantes”, indo além dos relatos históricos e incluindo narrativas ficcionais, histórias pessoais e contos. 

Por meio do canal do YouTube do MASP, será possível acompanhar discussões entre palestrantes de diferentes áreas do conhecimento. Entre eles, estão Huda Tayob, Lisa Blackmore, Malcolm Ferdinand, Rodrigo Nunes, Tim Ingold e T.J. Demos. 

Leia + Histórias indígenas no MASP: museu dedica programação aos povos indígenas em 2023

A proposta é refletir a respeito de temas como os desafios e estratégias de Arte e ecologia hoje, ecologia decolonial e política como ecologia. O acesso ao conteúdo é livre, mas é preciso registrar a participação na lista de presença (disponibilizada durante o encontro) para obter o certificado. 

Assista abaixo e confira a programação:

Histórias da ecologia: conheça a programação 

11H10—13H – Mesa redonda com Huda Tayob, Rodrigo Nunes e Tim Ingold

Historiadora da arquitetura e professora na Universidade de Manchester, Huda Tayob abre a programação com a mesa redonda, na qual dialogará com as ideias de Rodrigo Nunes e Tim Ingold.

“As cidades e vilas costeiras e portuárias existem em condições de borda, de margem, sempre interagindo com o interior e os mundos aquáticos dos oceanos. Neste sentido, o projeto de curadoria e pesquisa Index of Edges identifica os amplos mundos globais de encontro que existem ao longo das costas da África Oriental, da Cidade do Cabo a Porto Said, para questionar o conhecimento arquitetônico e os recursos arquivísticos, a fim de oferecer uma orientação alternativa”, explica o texto de apresentação do MASP sobre o evento.

Além disso, o projeto de Taoyb reflete sobre como a arquitetura pode aprender com os modos de viver, habitar e residir em ambientes aquáticos. É importante destacar que a arquitetura é entendida como uma forma de imaginar e habitar o mundo — uma série de práticas de construção de mundos com seres, corpos, locais e territórios oceânicos variados.

Já Rodrigo Nunes abordará o tema da política como ecologia. Em sua fala, o doutor em Filosofia e professor da PUC-RIO explorará o desafio de se pensar a política nos mesmos termos em que se pensa a ecologia hoje.

Professor emérito de Antropologia Social na Universidade de Aberdeen, Tim Ingold trará para a discussão o conceito do solo. “Como diz o dicionário, o solo é uma superfície sobre a qual as coisas e as pessoas existem e se movem. Porém, essa definição deixa muitas perguntas sem resposta. Que tipo de superfície é essa? Ela tem um ou dois lados? Ela cobre a terra ou a esconde? É possível enrolá-la, dobrá-la, cortá-la ou fazer buracos nela? O que existe acima e o que existe abaixo dela? O solo separa a terra do céu ou é formado pela mistura dos dois? Na busca de responder a essas perguntas, Tim Ingold aponta que o solo está inserido em um movimento duplo, de abertura e fechamento, formação e incrustação, por meio do qual seus habitantes, ao mesmo tempo, se apoiam confiantemente e flutuam precariamente. É aí que reside a arte do sepultamento”, diz o texto de apresentação.

A mediação será da assistente curatorial do MASP, Daniela Rodrigues.

15H—17H – Mesa redonda com TJ Demos, Lisa Blackmore e Malcom Ferdinand

Escritor, educador e diretor fundador do Center for Creative Ecologies na Universidade da Califórnia, TJ Demos refletirá sobre os desafios e estratégias da Arte e da Ecologia. Em especial, sobre como a sociedade global está perdendo a batalha por um mundo descarbonizado, sustentável e socialmente justo.

Professora de História da Arte e Estudos Interdisciplinares na Universidade de Essex, Lisa Blackmore retomará as ideias da pensadora Aimará Silvia Rivera Cusiquanqui para refletir sobre ativismo e trabalho curatorial. Na palestra, Lisa vai compartilhar o processo de reunir e conectar as comunidades de toda a bacia hidrográfica por meio de um projeto que torna uma cultura de cuidado com o rio apta a metabolizar. Cultura esta que é implementada por meio do cultivo agroecológico, do compartilhamento comunitário de sementes e das tradições culinárias.

Por fim, Malcom Ferdinand – doutor em Filosofia Política e Ciência Política Pela Universidade Paris 7 – trará a ideia de ecologia decolonial em sua participação. A mediação será de David Ribeiro, assistente curatorial, MASP

O quê

Seminário | Histórias da ecologia

Quando

05/12/2023 entre 11:00 e 18:00

Onde

Transmissão ao vivo no canal de YouTube do MASP

Histórias Indígenas no MASP: museu dedica programação aos povos indígenas em 2023

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.