Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 29 de setembro de 2023

Seminário Heliópolis Bairro Educador discute violências, Educação Integral e cultura periférica

30/09/2023

📄Resumo: Com sete mesas temáticas espalhadas por escolas públicas e equipamentos do território, professores, estudantes e comunidade estarão reunidos no 14º Seminário Heliópolis Bairro Educador para debater assuntos como Educação Integral, enfrentamento à violência e cultura periférica. Os encontros acontecerão em São Paulo (SP), no dia 30/09. 

Enfrentamento da violência, cultura periférica, rede de proteção social, saúde mental e Educação Integral são alguns dos temas discutidos no 14º Seminário Heliópolis Bairro Educador, que acontece em Heliópolis, na zona sul de São Paulo (SP), em 30/09. 

Leia + Caminhada pela Paz: mobilização, pertencimento e cultura de paz em Heliópolis

Organizado pela União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (UNAS), entidade sem fins lucrativos presente na comunidade, em parceria com quatro escolas públicas da região, o evento aborda os principais desafios – e as principais potências – presentes no território. 

Leia + O que é o Bairro Educador Heliópolis 

Participam da iniciativa professores e estudantes da EMEF Presidente Campos Salles,  EMEF Abraão Huck, EMEF Luiz Gonzaga do Nascimento Jr. e da E.E. O Dr. Álvaro de Souza Lima. Representantes de universidades, movimentos sociais e organizações da sociedade civil completam os debates, organizados em eixos temáticos. 

Entre os especialistas convidados estão a socióloga Helena Singer (Ashoka), a educadora popular Denise Carreira (USP), o professor Salomão Ximenes (UFABC) e a diretora-geral da Associação Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa.  

Os encontros são abertos ao público e gratuitos, mas é preciso se inscrever previamente no site da UNAS. 

Confira a programação do Seminário Heliópolis Bairro Educador 

As atividades da 14ª edição do Seminário Heliópolis Bairro Educador estão divididas em sete mesas temáticas:

💡O Bairro Educador no enfrentamento às Violências de Estado 
Com a presença de Neia Bueno (coordenadora do projeto Meninos e Meninas de Rua) e da educadora indígena do povo Tupinambá Maria Agraciada (diretora do Instituto Etno), a mesa fará uma reflexão sobre as violências cometidas pelo Estado do ponto de vista de grupos historicamente minorizados.
📌Inscreva-se aqui 

✊🏿 Cultura Periférica como matéria-prima da Educação Popular: violências, memórias e resistências
Com a participação de jovens lideranças das escolas dos territórios, organizados em comissões de estudantes e grêmios estudantis, o encontro denunciará as violências sofridas pelos estudantes e jogará luz na potência dos equipamentos culturais e de memória popular no território.
📌Inscreva-se aqui

🏫O papel da Escola na articulação da Rede de Proteção Social
A importância da intersetorialidade no enfrentamento das violências, bem como as potências e os limites da escola neste contexto serão o foco da mesa de discussão, que contará com a presença de Salomão Ximenes (UFABC) e das pesquisadoras Brisa Campos e Rosana Gianonni.
📌Inscreva-se aqui

📒 Práticas pedagógicas para a superação da violência
Com foco nas juventudes, o painel reflete sobre os impactos da violência para essa população, em especial para aqueles em situação de vulnerabilidade. O encontro contará com os pesquisadores Ricardo Rentes e Sabrina Paroli, além do ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Claudio Silva.
📌Inscreva-se aqui 

📚O direito à educação: por uma educação especial e inclusiva para todos
O encontro refletirá sobre as possibilidades e os limites de atendimento pelas escolas e projetos socioeducacionais de crianças e adolescentes em extrema vulnerabilidade social ou com alguma deficiência.
📌Inscreva-se aqui

👉Educação Integral e Popular
Com a presença de Natacha Costa, Helena Singer, Suze Piza, Denise Carreira e Valdo José Cavallet, a mesa abordará a concepção de Educação Integral na perspectiva do Bairro Educador e trará informações sobre o Programa Escola em Tempo Integral, política federal de expansão de vagas em tempo integral na Educação Básica.
📌Inscreva-se aqui

🌱 Hortas pedagógicas como estratégia de sustentabilidade e combate à fome
Associando a iniciativa das hortas pedagógicas e comunitárias ao combate à fome e à insegurança alimentar, o painel refletirá sobre o papel da Educação e da escola na luta contra a crise climática.
📌Inscreva-se aqui

O quê

14º Seminário Heliópolis Bairro Educador 

Quando

30/09/2023 entre 08:00 e 12:00

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.