Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 19 de junho de 2023

Prêmio Rodrigo: Educação, democracia e igualdade racial são focos de premiação do Iphan

De 15/05/2023 até 06/07/2023

Estão abertas até o dia 06 de julho as inscrições para a 36ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. Promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1987, a premiação busca visibilizar ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro.

Leia + Seminário Nacional de Cultura e Educação: como levar arte e cultura aos espaços educacionais? 

Em 2023, a proposta do Prêmio Rodrigo é marcar os 20 anos da lei 10.639/2003, que incluiu nos currículos das escolas públicas as temáticas de história e cultura africana e afrobrasileira.

Assim, serão premiadas ações de excelência no campo do Patrimônio Cultural brasileiro realizadas, parcial ou totalmente, entre os anos de 2019 e 2022, por meio de uma abordagem transversal de temas da educação, da democracia e da igualdade racial.

De caráter nacional, o Prêmio Rodrigo é um mecanismo de fomento às ações de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural brasileiro que, em razão da sua originalidade, relevância e caráter exemplar, mereçam registro, divulgação e reconhecimento público.

O nome Prêmio é uma alusão ao advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898-1969), fundador e diretor do órgão que deu origem ao atual Iphan. Entre 1934 e 1945, integrou o grupo formado por intelectuais e artistas herdeiros dos ideais da Semana de 1922, quando se tornou o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil. Em 1937, esteve à frente da criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), atual Iphan, o qual presidiu por 30 anos.

Edital mais inclusivo 

A 36ª edição do Prêmio Rodrigo contemplará um total de 12 ações, com premiação de 25 mil reais cada. Para ampliar o acesso e democratização do prêmio, o edital de 2023 foi alterado para incluir mais categorias e prever a realização de oficinas sobre o prêmio em todo o país. O objetivo das oficinas é orientar e engajar o público quanto à premiação, difundindo o edital, sanando dúvidas e mostrando os benefícios da participação.

As oficinas serão conduzidas pelas Superintendências do Iphan nos estados e no Distrito Federal. Os encontros, virtuais e abertos ao público, terão a presença de técnicos do Instituto envolvidos na organização do Prêmio Rodrigo, permitindo o contato direto com os interessados.

No mínimo, uma ação de cada uma das seguintes categorias será contemplada: pessoas físicas ou grupos e coletivos não formalizados (Categoria 1), cooperativas e associações, MEI e microempresas (Categoria 2), empresas e institutos privados (Categoria 3) e entidades da administração pública direta e indireta municipal, estadual ou federal (Categoria 4).

Para saber mais informações, acesse o site do Iphan ou assista ao lançamento do edital:

O quê

36ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

Quando

De 15/05/2023 até 06/07/2023

Mais informações

https://inscricoes.iphan.gov.br/login

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.