Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 5 de julho de 2023

O Bairro como Ambiente de Aprendizagem: curso gratuito alia zines à Educação Ambiental

De 03/08/2023 até 24/08/2023

Em São Paulo (SP), curso gratuito “O Bairro como Ambiente de Aprendizagem” alia a Educação Ambiental às aprendizagens presentes nos bairros – tudo isso com o apoio da linguagem dos zines – revistinhas artesanais de produção independente.

Com inscrições abertas, o curso é oferecido pela Prefeitura de São Paulo e a UMAPAZ – Coordenação de Educação Ambiental e Cultura de Paz, Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, responsável pela gestão da Política Municipal de Educação Ambiental de São Paulo.

Leia + O que faz um agente socioambiental urbano?

Programado para acontecer semanalmente nos dias 3, 10, 17 e 24 de agosto, o curso busca compreender o bairro como ambiente de aprendizagem e sensibilizar os participantes sobre o lugar onde se vive, ampliando as possibilidades de ação para a sua transformação. Além disso, o curso utilizará a linguagem dos zines para registrar e socializar as narrativas produzidas pelos participantes.

Ao longo da programação, serão discutidos os conceitos de territórios de aprendizagem, bem como diversas experiências de territórios educativos em São Paulo, em outras cidades do Brasil e em outros países.

Direcionado para a população em geral, não há pré-requisitos para participar do curso, cujos encontros acontecerão presencialmente. Serão oferecidas 30 vagas.

Leia + O que pensam os brasileiros sobre as mudanças climáticas?

O método investigativo da deriva (a qual permite que o meio urbano seja o guia em um procedimento psicogeográfico) será proposto para a identificação dos problemas e das potências sobre o local escolhido do bairro por cada participante.

Como registro das percepções sobre o mesmo local será trazida a linguagem do zine (revistinhas artesanais em publicações independentes) como ferramenta de construção de narrativas da própria experiência – estes são considerados métodos integrativos.

Partindo do compartilhamento das experiências nos territórios educativos como inspiração, assim como também na socialização da investigação e produção de zines pelos participantes, a proposta é contribuir para uma maior sensibilização e apuração de percepções sobre o bairro como ambiente de aprendizagem e promover futuros aprofundamentos para uma cidadania mais ativa.

Programação | “O Bairro como Ambiente de Aprendizagem”

Inscreva-se no curso O Bairro como Ambiente de Aprendizagem, que alia zines à Educação Ambiental
Ao todo, serão oferecidas 30 vagas. Curso é gratuito e acontece em São Paulo (SP).

Encontro 1 | 03 de agosto

  • Roda de conversa com os participantes e apresentação do curso. Conceito de territórios de aprendizagem, abordando as diversas experiências nos territórios educativos e discutindo sobre os problemas e as potências de cada lugar. Conversa sobre o método de deriva e a linguagem do zine como ferramenta de registro de narrativas.
  • Proposta de deriva no Viveiro Manequinho Lopes/ Parque do Ibirapuera para experimentar o método proposto de investigação no bairro.
  • Socialização das derivas experienciadas no parque e conversa sobre planos de deriva e registros de investigação no bairro como atividade assíncrona de preparação para o próximo encontro.

Encontro 2 | 10 de agosto

  • Oficina experimental de zines para tatear as possibilidades da linguagem e suas ferramentas com os registros da deriva e investigação no bairro por cada participante e socialização das ideias e planos de continuidades.
  • Produção de zines com a pesquisa sobre o bairro/lugar escolhido de cada participante.

Encontro 3 | 17 de agosto

  • Socialização dos zines produzidos como registros investigativos.
  • Reflexão sobre o curso, processos na investigação, próximos passos/projetos futuros e organização da exposição de zines com exibição de um documentário escolhido pelos participantes do curso sobre territórios educativos e roda de conversa (para exibição pública de um documentário é necessária a autorização da direção e produção do documentário).

Encontro 4 | 24 de agosto

  • Preparação da exposição dos zines.
  • Exibição de um documentário (escolhido pelos participantes do curso sobre territórios educativos e com a autorização da produção), roda de conversa e exposição dos zines – evento público.

O quê

Curso | O Bairro como Ambiente de Aprendizagem

Quando

De 03/08/2023 às 09:30 até 24/08/2023 às 12:30

Onde

CEA - UMAPAZ. Endereço : Av. Quarto Centenário, 1268 - Portão 7A.

O que faz um agente socioambiental urbano?

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.