Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Youtube

publicado dia 4 de setembro de 2024

Meninas Programadoras: inscreva-se no curso gratuito de programação da USP

De 21/09/2024 até 19/10/2024

🗒️Resumo: Com o objetivo de aproximar mulheres da área da tecnologia, o curso Meninas Programadoras: Introdução à Programação para alunas do Ensino Médio ou Concluintes está com inscrições abertas até 08/09. A iniciativa é gratuita, será realizada online e é oferecida pelo Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação da USP. 

“Antes do Meninas Programadoras, eu acreditava que não era capaz de programar. Mas depois do curso, descobri que sou muito capaz e penso em seguir uma carreira na área”, diz um dos depoimentos de ex-alunas da formação Meninas Programadoras: Introdução à Programação para alunas do Ensino Médio ou Concluintes. O curso gratuito de programação da USP está com inscrições abertas até 06/09. 

Leia + Jovens ativistas ambientais discutem crise climática e ecoansiedade 

A iniciativa é dirigida para quem concluiu ou está concluindo o Ensino Médio e se identifica com o gênero feminino ou como pessoa não-binária. Oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), o curso disponibiliza certificado mediante participação em 75% das atividades propostas. 

As aulas serão realizadas online, começam em 21/09 e terminam em 19/10, sempre aos sábados, no período da tarde (14 às 17 horas). Para obter mais informações sobre o curso e realizar a inscrição, basta acessar o site. 

Meninas Programadoras e a desigualdade de gênero na tecnologia 

Curso Meninas Programadoras da USP está com inscrições abertas
Mulheres são só 20% da força de trabalho na área de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil.

Idealizado pela professora Maria da Graça Campos Pimentel, que ministra as aulas e oferece suporte às participantes, o Meninas Programadoras é uma oportunidade para desenvolver habilidades de programação por meio de aulas que combinam teoria e prática. Uma equipe de bolsistas e tutoras voluntárias também dá suporte para as estudantes, por meio de plantões de dúvidas. 

A iniciativa colabora para enfrentar a desigualdade estrutural de gênero nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês). Em sua 30ª turma, o Meninas Programadoras já formou 1.300 estudantes.

Leia + Como a Política de Cuidados pode reduzir a desigualdade de gênero

De acordo com dados do Censo da Educação Superior, as mulheres são apenas 20% da mão de obra do mercado de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil. Além disso, o número de estudantes mulheres em cursos de computação está em torno de somente 16%, também segundo dados coletados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A taxa de abandono dos cursos na área de Tecnologia da Informação também é alto: 79% das ingressantes deixam de cursar a graduação ainda no primeiro ano da faculdade.

O quê

Meninas Programadoras: Introdução à Programação para alunas do Ensino Médio ou Concluintes

Quando

De 21/09/2024 às 14:00 até 19/10/2024 às 17:00

Mais informações

https://meninasprogramadoras.icmc.usp.br/

Jovens ativistas ambientais discutem crise climática e ecoansiedade 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.