publicado dia 5 de setembro de 2024
Meninas na ciência: prêmio para jovens cientistas está com inscrições abertas
De 05/09/2024 até 31/10/2024
publicado dia 5 de setembro de 2024
De 05/09/2024 até 31/10/2024
🗒️Resumo: Como incluir e valorizar as meninas na ciência? Oferecido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher recebe inscrições até 31/10. Exclusiva para mulheres, a premiação quer valorizar contribuições delas para o campo científico.
Como incluir mais mulheres e meninas na ciência? Com foco em estudantes do Ensino Médio e de Graduação no Ensino Superior, a premiação Carolina Bori Ciência & Mulher quer incentivar o ingresso e permanência de meninas e mulheres na área científica.
Leia + Projetos rompem estereótipos e empoderam mulheres na ciência
Em sua sexta edição, a premiação é dedicada às estudantes, do Ensino Médio e Graduação no Ensino Superior que desejam seguir uma carreira científica. Oferecido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o prêmio é exclusivo para mulheres.
O período de inscrições vai de 02/09 até 31/10 e as vencedoras serão anunciadas até janeiro de 2025. Já a premiação será realizada em fevereiro de 2025, no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (11/02). A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Ver essa foto no Instagram
Além de troféu, as vencedoras receberão mentoria exclusiva de pesquisadores e apresentarão seus trabalhos em reunião anual da SBPC, em junho de 2025.
Apesar dos avanços globais recentes, a desigualdade de gênero permanece como desafio: atualmente, as mulheres representam apenas 30% dos cientistas, apesar de serem metade da população.
Leia + A importância de promover a diversidade na Ciência
Além disso, a falta de oportunidades, incentivo e a invisibilidade da contribuição feminina para a ciência ao longo da História seguem como barreiras para a maior inclusão delas no campo.
De acordo com o relatório “Meninas curiosas, mulheres de futuro”, 62% das estudantes de escolas públicas não conhecem nenhuma mulher que trabalhe nas áreas tecnológicas ou científicas. Entre os desafios identificados pelo estudo estão estereótipos de gênero, falta de estímulo e hostilidade contra as mulheres em áreas com maioria masculina.
Podem se inscrever mulheres estudantes matriculadas no Ensino Médio ou na Graduação no Ensino Superior que desenvolvam pesquisas de iniciação científica. Os trabalhos científicos devem ser desenvolvidos com a participação de um professor-orientador.
Leia + Meninas Programadoras: inscreva-se no curso gratuito de programação da USP
Para a seleção, serão observados critérios como criatividade, boa aplicação do método científico, além de potencial de contribuição para a ciência no futuro. Desempenho destacado em atividades científicas como feiras e olimpíadas também será considerado.
As indicações devem ser feitas dentro das três grandes áreas de conhecimento: Humanidades; Biológicas e Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.
Os detalhes estão disponíveis no edital e as inscrições devem ser feitas por meio do formulário online.
É preciso enviar uma mini-biografia da pessoa indicada e uma carta de recomendação da professora-orientadora ou alguém que trabalhe diretamente com a indicada. Uma descrição do projeto de pesquisa da indicada também deve ser compartilhada, bem como o currículo no sistema Lattes.
Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher - Meninas na Ciência
De 05/09/2024 até 31/10/2024
05/09/2024 - 31/10/2024
https://www.jornaldaciencia.org.br/wp-content/uploads/2024/09/Edital-6-Pr%C3%AAmio-Carolina-Bori-Meninas-na-Ci%C3%AAncia-02-09-24.pdf