Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 11 de agosto de 2023

Organizada pela Casa do Povo, festa Eruv tece vínculos no território do Bom Retiro

12/08/2023

Resumo: Promovida pelo centro cultural Casa do Povo, festa Eruv acontece no bairro do Bom Retiro, em São Paulo (SP), no dia 11/08. Festividades, com raiz na cultura e tradição judaicas, celebram a diversidade no território e as relações no território. 

Neste sábado (12/08), a Rua Três Rios, do tradicional bairro Bom Retiro de São Paulo (SP), será parcialmente fechada, das 10h às 20h, entre os números 190 e 362, para receber a festa ERUV

Leia + Bom Retiro: a caminho do território educativo

As festividades, calcadas na cultura e na tradição judaica, são organizadas pela Casa do Povo. O centro cultural foi fundado no território em 1946, logo após a Segunda Guerra Mundia (1939-1945), a partir do esforço coletivo de uma parcela da comunidade judaica, originária da Europa Oriental, politicamente engajada e instalada majoritariamente no Bom Retiro. 

Leia + Como a arqueologia visibiliza a história negra e indígena nas cidades

Em sua segunda edição, o pontapé do ERUV será a retirada das portas da Casa do Povo, para restauro. Dessa forma, a proposta é que o centro cultural ficará completamente aberto ao longo do evento. O movimento de retirada das portas, ainda que simbólico, é uma das primeiras ações que visam o restauro do edifício, que completa 70 anos em 2023.

ERUV: quando a rua vira casa 

O nome da festa é inspirado em um conceito secular do judaísmo. Eruv, em hebraico, significa mistura. No judaísmo, o Eruv surge como um território temporário, sempre aos sábados – o shabat, também conhecido como o dia do descanso – em lugares onde há uma intensa vida judaica, como o próprio Bom Retiro. Por isso, nele, pessoas religiosas podem realizar atividades que seriam proibidas no espaço público durante esse dia. 

Coordenadora de comunicação na Casa do Povo, Ana Druwe explica que a construção da festa demandou uma “leitura porosa do território, no sentido de borrar as fronteiras entre o que é público e privado, estabelecendo uma ideia de vida comum: o que acontece só nas casas vai para rua, e vice-versa.”

De acordo com ela, isso se manifesta com a demarcação de fios que são pendurados nos postes das ruas, por exemplo, marcando um espaço para que a comunidade religiosa possa se deslocar e realizar certas ações. 

“Em geral, esses fios não interferem na circulação, é algo muito sutil e simbólico. O próprio Bom Retiro tem um Eruv demarcado, já que existe uma intensa vida judaica no bairro. Tudo isso nos serve de inspiração para pensar a vida comunicação no território”, reflete. 

Leia + No Bom Retiro, rede estimula a ocupação da cidade de forma criativa e educativa

A festa Eruv aumentou de um ano para o outro. Em 2022, a rua Três Rios teve apenas um quarteirão fechado, este ano serão dois e o evento terá a parceria da Oficina Cultural Oswald de Andrade, com uma programação dentro e fora de seu espaço. 

Para realizar a festa, a organização faz contato com todos os comércios da rua, a fim de que eles também participem ativamente. 

“Entendemos que essa é uma construção que se dá com o tempo, a partir da confiança, convivência e presença. E a Casa do Povo, como espaço com uma história de longa data no bairro, tem como missão justamente alinhavar essas relações”, pontua Druwe. 

Comida é afeto que une as pessoas na festa Eruv

O ponto central da festa Eruv é o alimento. Por isso, um dos destaques da programação é o almoço. Servido em uma longa mesa em plena rua, com mais de 50 metros de comprimento, com disponibilidade para 300 refeições gratuitas. “A ideia é realmente experimentar esse momento de se alimentar na sua radicalidade: na hora do almoço todo mundo se junta, quem mora nas ruas, quem mora nas casas e quem está de passagem”, conta Ana. 

Neste ano, o prato será um tcholent, uma espécie de feijoada judaica, costumeiramente servido em dias de shabat, que mistura diversos ingredientes como variados tipos de carne, legumes e grãos. “O tcholent, assim como a feijoada, só faz sentido se for para servir muita gente, é uma comida de compartilhamento”, comenta. 

Como será a festa Eruv 

A programação conta com atividades na rua e dentro do prédio da Casa do Povo, como contação de histórias, feira de troca de livros, estação gráfica com produção de estampas em tecido com carimbos e tintas. Faz parte dos encontros também um passeio pelo Bom Retiro com visita a pontos importantes de memória, apresentações musicais – incluindo a bateria da Escola de Samba Gaviões da Fiel, cuja sede é localizada no bairro – e aulas de yoga. Exposições artísticas e oficinas como a de Mapas Afetivos, realizada pela Énois Laboratório de Jornalismo, completam a programação.  

📌Confira a programação completa da festa Eruv aqui

O propósito da festa, de acordo com Ana Druwe, é que a comunidade do bairro experimente uma outra frequência, vinculada ao descanso e ao desacelerar: “A festa é uma aposta para tecer outras alianças e redes de solidariedade na vizinhança”, explicou em entrevista ao Educação & Território. 

Leia + Não podemos nomear o Bom Retiro como bairro de um povo só, alertam moradores

O bairro do Bom Retiro é um local fértil de iniciativas pautadas pela diversidade, afirma a coordenadora. “A programação do Eruv é um reflexo disso: ainda que temporária, ela evidencia essa multiplicidade pela ideia do tudo junto e misturado”. 

A programação prevista ajuda a ilustrar a diversidade presente no evento: participam das movimentações desde torcidas organizadas de futebol (Gaviões da Fiel) e iniciativas esportivas (Boxe Autônomo) até atrações culturais como o Samba do Bule e o Coral das Mães Coreanas. 

Ao mesmo tempo, a festa Eruv também reforça a importância do direito à memória do território, com passeios que contam a história do bairro, como o percurso pela antiga zona do meretrício do Bom Retiro, com a pesquisadora Paula Janovitch. 

Para isso, ela irá guiar as pessoas por esse espaço, entre as ruas Aimorés e Césare Lombroso, onde, durante o Estado Novo (1937-1945), foi criada uma área de confinamento de prostitutas. 

O quê

Festa Eruv

Quando

12/08/2023 entre 10:00 e 20:00

Onde

Rua Três Rios, entre os números 190 e 362

Mais informações

Casa do Povo

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.