Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 29 de setembro de 2021

Exposição apresenta vida e legado de Carolina Maria de Jesus

De 25/09/2021 até 30/01/2022

A exposição Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros apresenta a vida, a obra e o legado da escritora mineira, que se tornou internacionalmente conhecida com a publicação de seu livro ‘Quarto de despejo’, em 1960. Com entrada gratuita, a mostra estará em cartaz até 30 de janeiro de 2022 no Instituto Moreira Salles, na capital paulista.

Além de apresentar sua produção como escritora, a exposição explora sua faceta multiartista com incursões como compositora, cantora e artista circense. Protagonista importante da história do Brasil, embora invisibilizada muitas vezes, Carolina tem um papel particularmente significativo para a história da população negra brasileira. A exposição apresenta a autora como uma intérprete imprescindível na compreensão do país.

A artista nasceu em Sacramento (MG), em 1914, e faleceu em São Paulo (SP), em 1977, tendo se aventurado por vários gêneros literários – romance, poesia, teatro, provérbios, autobiografia e contos. A exposição destaca a grandeza da escritora e a apresenta como mulher negra e artista emancipada, símbolo de resistência e de luta política e cultural para o país.

Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros tem curadoria do antropólogo Hélio Menezes e da historiadora Raquel Barreto, com a colaboração de uma equipe externa e autônoma ao IMS. A pesquisa literária nos manuscritos inéditos da escritora foi feita pela doutora em letras, Fernanda Miranda.

A entrada é gratuita e os agendamentos para a visitação podem ser feitos no site do evento. As visitas acontecem de terça a sexta-feira, das 12h às 19h e aos sábados, domingos e feriados (exceto segundas-feiras), das 10h às 19h. O tempo máximo de permanência em cada visita é de 2 horas.

O quê

Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros

Quando

De 25/09/2021 até 30/01/2022

Onde

IMS Paulista

Mais informações

(11) 2842-9120

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.