publicado dia 8 de julho de 2025
5 cursos gratuitos para aprender sobre Justiça Climática, Antirracismo e Direitos Humanos
Reportagem: Redação
publicado dia 8 de julho de 2025
Reportagem: Redação
🗒️Resumo: Projeto de Educação Popular do Instituto Vladimir Herzog em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Usina de Valores oferece cursos gratuitos online para formação de educadores, ativistas e lideranças comunitárias. As formações têm carga horária de 4 horas e certificado de participação.
Estão disponíveis em plataforma online 5 cursos gratuitos para aprender sobre Direitos Humanos em Territórios Periféricos. A iniciativa é da Usina de Valores, projeto de Educação Popular em Direitos Humanos do Instituto Vladimir Herzog (IVH) em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
A proposta das formações é engajar educadores, ativistas e lideranças comunitárias a partir de um repertório crítico para suas atividades educativas, sociais e políticas.
Leia Mais:
Cada curso tem carga horária de 4 horas, divididas em 3 módulos: aulas gravadas, textos de apoio e questionários. Não há tempo máximo para completar as etapas, mas é necessário concluir o curso para ter acesso ao certificado.
Para participar, é necessário se inscrever no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Em caso de dúvidas ou problemas para realizar o cadastro, o IVH orienta entrar em contato através do e-mail [email protected].
Confira, a seguir, os cursos gratuitos disponíveis.
1) Preservação da Memória Comunitário
Os pesquisadores e educadores na área das Ciências Sociais Aplicadas, Adriano José de Souza e Fernando Filho, conduzem reflexões sobre a construção e preservação da memória.
O curso parte do conceito de memoricídio — a destruição da memória individual ou coletiva — para propor uma leitura crítica dos processos de construção da História oficial do país.
Os módulos abordam o silenciamento histórico, destacam vozes marginalizadas e apresentam iniciativas acadêmicas, artísticas e comunitárias que reconstroem as narrativas urbanas com base nas vivências de sujeitos historicamente excluídos.
2) Emprego, empreendedorismo e geração de renda
Ministrado pelo educador popular e pesquisador Eduardo Brasileiro, o curso oferece uma visão crítica e integrada sobre as mudanças históricas nas relações de trabalho, desafios do mercado brasileiro e efeitos sobre grupos marginalizados.
Os módulos passam por temas como desigualdades sociais, empreendedorismo por necessidade, cooperativismo e políticas de geração de renda.
3) Território, Territorialidades e Direitos Humanos
A partir de uma perspectiva interseccional, o curso conduzido pela pesquisadora Kelly Agopyan explora as inter-relações entre território, territorialidades, Direitos Humanos e engajamento político, investigando as dinâmicas territoriais contemporâneas e discutindo práticas de Educação não-formal como ferramentas para promover a participação cidadã e a defesa dos Direitos Humanos.
4) Justiça Climática
Quais são os impactos da crise climática para diferentes grupos sociais? Conduzido pelas ativistas e educadoras climáticas Anne Heloise Barbosa do Nascimento e Maria Clara Salvador, o curso aborda os desafios e práticas relacionados à Justiça Climática, apresentando ferramentas de ação e explorando as conexões entre as causas estruturais das mudanças climáticas e os sistemas de opressão existentes.
5) Racialidade e Antirracismo
No curso, o pesquisador e educador de Relações Étnico-Raciais Washington Góes examina as dinâmicas raciais presentes na sociedade, bem como as manifestações do racismo estrutural e as formas de resistência e luta antirracista.
Na formação, os participantes são introduzidos aos conceitos de racialidade e racismo estrutural, além de conhecerem estratégias e práticas antirracistas, observando como o racismo se manifesta nas relações interpessoais, nas instituições, nas políticas públicas e no acesso aos direitos.
Para se inscrever nos cursos, acesse o site do IVH.