publicado dia 10 de dezembro de 2019
Agora somos Educação e Território!
Reportagem: Natália Passafaro
publicado dia 10 de dezembro de 2019
Reportagem: Natália Passafaro
Ruas, bairros, comunidades tradicionais, vilas, periferias ou cidades, em todas os espaços e escalas é o binômio “Educação Integral e Território” que move a Cidade Escola Aprendiz há 22 anos. Tal binômio esteve no cerne da criação do programa Cidades Educadoras, que se propôs a mobilizar agentes de diferentes territórios para refletir sobre a intencionalidade pedagógica de suas ações, reconhecendo e valorizando as identidades, os contextos e os saberes locais.
É com esse acervo de descobertas e o comprometimento permanente com a garantia dos direitos de todos – e de cada um – que o programa dá um novo passo ao transformar-se no Educação e Território.
Mais moderno e com outro layout, o novo site é o resultado de um intenso processo de reflexão e as mudanças propostas são também um convite para que você, nosso leitor, seja parte da jornada que aqui se renova.
Milton Santos apontava que o território não era somente um espaço geográfico, mas um dado social. E é nesta perspectiva alargada que tencionamos atuar. Compreendemos que o novo paradigma da educação exige de nós um outro olhar e atuação nos territórios, para que assim possamos construir metodologias e experiências concretas e pautar e incidir políticas públicas no âmbito nacional.
Leia+: O que são Territórios Educativos
Articular Educação e Território é garantir dois direitos básicos garantidos em nossa constituição: direito à educação e direito à cidade. Esta tarefa complexa demanda esforço e envolvimento coletivo daqueles que cotidianamente constroem os territórios.