Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 19 de agosto de 2021

NCPI lança publicação relacionando território à primeira infância

por

Acaba de ser lançado O Bairro e o Desenvolvimento Integral na Primeira Infância, pelo Núcleo Ciência pela Infância (NCPI). A publicação, disponível no site da instituição, de maneira online e gratuita, reúne evidências a respeito da influência do bairro sobre o desenvolvimento de bebês e crianças e também apresenta práticas de intervenção em espaços urbanos.

Estiveram envolvidos na preparação desse relatório pesquisadores de diversas áreas do conhecimento (como medicina, enfermagem, neurociência, psicologia e educação) que integram o comitê científico do NCPI.

Nesse working paper, de pouco mais de 50 páginas, está descrito de maneira didática, por exemplo, o que caracteriza um bairro: um território definido por um raio de 400 a 800 metros de casa ou, em outras palavras, ‘tudo o que possa ser alcançado numa caminhada de 15 minutos’.

O objetivo central do material é ‘buscar a compreensão de como o bairro em que a criança cresce afeta seu desenvolvimento e, a partir daí, discutir políticas públicas que possam, por meio da transformação do espaço urbano, contribuir para que as crianças prosperem da melhor forma possível’.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.