Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 19 de agosto de 2021

NCPI lança publicação relacionando território à primeira infância

por

Acaba de ser lançado O Bairro e o Desenvolvimento Integral na Primeira Infância, pelo Núcleo Ciência pela Infância (NCPI). A publicação, disponível no site da instituição, de maneira online e gratuita, reúne evidências a respeito da influência do bairro sobre o desenvolvimento de bebês e crianças e também apresenta práticas de intervenção em espaços urbanos.

Estiveram envolvidos na preparação desse relatório pesquisadores de diversas áreas do conhecimento (como medicina, enfermagem, neurociência, psicologia e educação) que integram o comitê científico do NCPI.

Nesse working paper, de pouco mais de 50 páginas, está descrito de maneira didática, por exemplo, o que caracteriza um bairro: um território definido por um raio de 400 a 800 metros de casa ou, em outras palavras, ‘tudo o que possa ser alcançado numa caminhada de 15 minutos’.

O objetivo central do material é ‘buscar a compreensão de como o bairro em que a criança cresce afeta seu desenvolvimento e, a partir daí, discutir políticas públicas que possam, por meio da transformação do espaço urbano, contribuir para que as crianças prosperem da melhor forma possível’.