Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Youtube

publicado dia 10 de setembro de 2024

Ateliê como prática de liberdade: atividade gratuita em São Paulo (SP) reflete sobre Arte e Educação

De 11/09/2024 até 13/09/2024

🗒️Resumo: Com a presença de artistas-educadores brasileiros e catalães, as rodas de conversa “O ateliê como prática de liberdade” acontecem nos dias 11, 12 e 13/09 em São Paulo (SP). A iniciativa é do Programa de Arte e Educação do Instituto Tomie Ohtake. 

Quais olhares um ateliê convoca? O Instituto Tomie Ohtake, por meio do Programa de Arte e Educação, realiza a atividade “O ateliê como prática de liberdade” nos dias 11, 12 e 13/09. A participação é aberta ao público, gratuita e acontece de forma presencial em São Paulo (SP). 

A proposta é ativar o potencial do ateliê presente no espaço expositivo, por meio de discussões e rodas de conversa com quatro artistas-educadores brasileiros e internacionais.

Leia + Há 15 anos no Brasil, Slam fortalece voz e expressão das juventudes periféricas 

O centro de todos os encontros será uma roda de conversa com os artistas-educadores, na qual haverá partilhas sobre as trajetórias e reflexões sobre a potência do encontro da Arte com a Educação. 

Como inventar espaços que convidem a criação, a convivência, a permanência e a participação do público nas exposições? Quais olhares um ateliê convoca e o que a presença das obras influenciam nos processos criativos coletivos? Essas são algumas das questões norteadoras dos debates, que acontecem ao longo de três dias das 18h às 20h. 

Participantes e programação 

Programação do evento "O ateliê como prática de liberdade", do Instituto Tomie Ohtake

O primeiro encontro acontecerá no dia 11/09, com o artista visual, educador e construtor experimental de instrumentos musicais, Adriano Castelo Branco. Navegando por diferentes linguagens artísticas, Adriano atua na Escola Municipal de Iniciação Artística de São Paulo. 

Leia + Visando relação entre arte e educação, Instituto Tomie Ohtake monta “exposição-escola”

O segundo evento, programado para 13/09, contará com a presença da artista plástica e mestra em Processos e Procedimentos Artísticos, Carolina Velasquez. 

O encerramento da atividade, em 13/09, reunirá a artista-pesquisadora e curadora catalã Blanca Arias e a mediadora cultural Noemí Tomàs. 

O quê

Programa de Arte e Educação: o ateliê como prática de liberdade

Quando

De 11/09/2024 às 18:00 até 13/09/2024 às 20:00

Onde

Rua Coropés, 88, Pinheiros - São Paulo (SP)

Mais informações

https://www.institutotomieohtake.org.br/programas-publicos/programa-de-arte-e-educacao-o-atelie-como-pratica-de-liberdade/

Há 15 anos no Brasil, Slam fortalece voz e expressão das juventudes periféricas

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.