Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 20 de março de 2019

Seminário Arquitetura para Autonomia: ativando territórios educadores

por

*Publicado originalmente no site Archdaily

 

A arquitetura sempre foi uma ferramenta para o poder: instituições políticas, símbolos econômicos e monumentos religiosos. Relações de assimetria e dominação ainda permanecem nos modos de produção da profissão; seja no canteiro ou no desenho.

Como seria usar a arquitetura como um instrumento de descentralização de poder e da luta por direito à cidade através de iniciativas comunitárias? No geral, o modelo de gestão das cidades e dos espaços e equipamentos públicos não permite a gestão compartilhada e participativa por parte da população – o que significa, portanto, pensar em uma prática de arquitetura que fomenta a autonomia?

Esse seminário nasce do desejo de compartilharmos uma inquietação: Onde arquitetura, cidade, autonomia e educação se encontram? E busca proporcionar um espaço de reflexão, diálogo, afeto e, sobretudo, trocas de experiências reais que contribuam para o fortalecimento e construção coletiva de uma arquitetura para autonomia, educadora e, principalmente, feita por e para as pessoas.

Queremos exercitar uma práxis transformadora que possibilite, a partir desse encontro, uma ação – reflexão – ação contínua. Diante deste objetivo, saímos do modelo de seminário comum a academia e propomos uma série de práticas e mesas de diálogos temáticas, consideradas por nós como espaços autogestionados dos quais emerge a inteligência coletiva.

A programação será realizada nos seguintes territórios: Comunidade Cultural Quilombaque; Teatro de Conteiner;  Casa do Povo e Estação da Luz.

Confira a programação completa no site do evento Arquitetura para Autonomia.

O que é? Seminário Arquitetura para Autonomia.

Quando? 29 a 31 de março

Onde é? Em diferentes territórios da cidade de São Paulo

Quanto é? De graça mediante inscrição neste formulário.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.