Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Youtube

publicado dia 26 de agosto de 2024

Poluição do ar, calor, enchente: quais são os principais problemas ambientais das cidades? 

Reportagem:

Resumo: Calor, poluição do ar e enchentes estão no topo da lista de problemas ambientais enfrentados pelos municípios brasileiros, de acordo com seus moradores. Os dados são da Pesquisa Nacional sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, realizada pelo  Instituto Cidades Sustentáveis e Ipec e divulgada em maio de 2024. 

A qualidade do ar ficou insalubre em boa parte do Brasil no final de agosto, após recorde de queimadas e incêndios no interior de São Paulo (SP). Ao menos 2.444 focos de fogo foram registrados no estado no mês, o maior desde o início do monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). 

Leia + O que pensam os brasileiros sobre as mudanças climáticas? 

Agravada pela seca, a fumaça piorou a qualidade do ar em ao menos nove estados do Norte, Centro-Oeste e Sudeste, além do Distrito Federal, segundo análise do site especializado MetSul

Ar poluído em Brasilia (DF) após a chegada de fumaça de incêndios e queimadas
Fumaça de incêndios e queimadas chegou até Brasília (DF) e impactou outros nove estados. O fenômeno contribuiu para a piora da qualidade do ar nas cidades.

Causada pela emissão de CO2 e outros poluentes na atmosfera, a poluição do ar é uma dos principais problemas ambientais identificados pelos brasileiros em suas cidades, de acordo com a Pesquisa Nacional sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.  

O levantamento, publicado em 29/05, é do Instituto Cidades Sustentáveis e foi realizado pelo Ipec – Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica. A pesquisa realizou 2 mil entrevistas em 130 municípios, entre os dias 02 e 09/05. 

Leia + Como opinar na construção da nova política climática brasileira 

O calor e o aumento da temperatura é o principal problema ambiental da cidade onde vivem para 30% dos brasileiros, seguido de perto pela poluição do ar (29%), poluição dos rios e mares (25%) e enchentes e alagamentos (24%). 

Pesquisa Nacional sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas

A seguir, aparecem como desafios o sistema de coleta e tratamento de esgoto (22%), o abastecimento de água (20%), o desmatamento (14%), a falta de coleta seletiva do lixo (13%) e a pouca oferta de áreas veres (11%), como praças, árvores e áreas de preservação ambiental. 

Como os governos municipais podem enfrentar a crise climática  

Ar poluído, calor, enchente quais são os principais problemas ambientais das cidades 
Para 79%, governos municipais têm papel central no enfrentamento da crise climática e dos problemas ambientais.

Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria (79%) da população acredita que os governos municipais têm papel central para o enfrentamento às mudanças climáticas e problemas ambientais. 

Leia + O que é um refugiado climático 

Aumentar e conservar áreas verdes é a principal medida a ser adotada pelas prefeituras, presente na resposta de 41% dos entrevistados. Em segundo lugar, aparece o controle do desmatamento e ocupação de áreas de mananciais (36%) e, em terceiro (26%), a redução da utilização de combustíveis fósseis.

Gráfico da Pesquisa Nacional sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas
Investir em sistemas de monitoramento e alertas de eventos climáticos extremos para proteger a população foi uma medida citada por 18% dos entrevistados pela pesquisa. 

O que pensam os brasileiros sobre as mudanças climáticas?

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.