publicado dia 6 de junho de 2016
Para “provocar imaginação” de jovens, workshop convida a ver, fazer e ocupar São Paulo
Reportagem: Redação
publicado dia 6 de junho de 2016
Reportagem: Redação
De 7 a 21 de junho, encontros irão reunir jovens, coletivos e artistas, nas manhãs de sábado e nas tardes de terça e quarta-feira, para pensar, ver e ouvir a cidade. Após as discussões, os participantes serão instigados a pensar em uma intervenção artística, ou seja, uma “resposta criativa e poética” para o que escutarem dos diferentes territórios. Trata-se do workshop “Lugar: ver, fazer, ocupar”, que convida jovens de 15 a 18 para participar de São Paulo.
As oficinas são parte da terceira edição do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake e serão realizadas pelo Ap? – estudos em mobilidade e visa abrir a discussão sobre urbanismo para grupos que “muitas vezes não são incluídos na reflexão e construção dos espaços da cidade”, neste caso, a juventude.
Para abrir esses caminhos, o Workshop contará com a participação da artista Bel Falleiros, que preconiza o caminhar pela cidade como ponto de partida de sua pesquisa e desenvolverá os tópicos “O que é a cidade? “Como se estabelecem os lugares?” / “Quem os habita?” / “De que forma eu pertenço à cidade?” / “Como é possível intervir no espaço?” / “Todos vemos a cidade da mesma maneira?” / “O que faz uma cidade?” / “Como cada um usa a cidade?”.
O Workshop será realizado no centro da cidade, escolhido por ser um ponto histórico atravessado por usos e vivências e diversos exemplos de arquitetura e terá como ponto de partida o Beco do Pinto, uma antiga escadaria localizada entre a Casa nº1 e o Solar da Marquesa, na região do Páteo do Colégio.
Quem quiser saber mais, pode ligar para (11) 2245.1920 ou mandar um e-mail para premiodearquitetura@instit
Portal Aprendiz agora é Educação & Território.
×