publicado dia 30 de novembro de 2022
No Rio de Janeiro, Maré recebe a Festa Literária das Periferias (Flup)
Reportagem: André Nicolau
publicado dia 30 de novembro de 2022
Reportagem: André Nicolau
De 5 a 11 de dezembro acontece a 12ª edição da Festa Literária das Periferias (Flup) no Centro de Artes da Maré, zona norte do Rio de Janeiro.
Realizada essencialmente em territórios excluídos da cartografia literária da capital fluminense, o evento já se fez presente em endereços como Morro dos Prazeres, Vigário Geral, Mangueira, Babilônia, Mangueira e Vidigal. O objetivo é dar visibilidade e promover o incentivo aos novos escritores oriundos das favelas cariocas.
Em meio à programação deste ano, que comemora 100 anos do modernismo negro no Brasil e homenageia a obra do autor Lima Barreto, a festa literária dá destaque ao movimento slam com a realização de rodadas de poesia falada apresentadas pelo Slam Abya Yala (a Copa América da poesia falada), o Slam Coalkan (que reunirá indígenas de vários países das Américas) e o Slam BR (o campeonato brasileiro de slam).
A escritora e linguista Conceição Evaristo, expoente da literatura contemporânea nacional, cuja obra se debruça na vivência da mulher negra, participa da Flup na quarta-feira, 7.
Vencedora de dois prêmios Jabuti, a autora mineira integra a mesa ‘Diário íntimo: quando escrita de si traduz o mundo’ com a escritora haitiana Yannick Lahens e medição de Angélica Ferrarez.
Confira parte da programação da Flup nesta terça e quarta-feira:
– 18h
Abertura da Exposição
“Escutatórias afetivas por um Museu da Sororidade”
Artistas do Coletivo de Mulheres da Universidade das Quebradas
?- 19h – 20h
Abertura do Slam BR
– 16h30
Mesa Quilombo do Lima
Diário íntimo: quando escrita de si traduz o mundo
Conceição Evaristo
Yanick Lahens
Mediação: Angélica Ferrarez