Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 14 de março de 2023

Marielle Franco: festival, atos e exposição marcam 5 anos do assassinato da vereadora

por

Quem mandou matar Marielle? A execução a tiros de Marielle Franco em 14 de março de 2018 marcou a história política recente do Brasil.

A quinta vereadora mais votada no Rio de Janeiro (RJ) e ativista pelos Direitos Humanos foi alvo de um atentado no centro da capital fluminense e assassinada, ao lado do motorista Anderson Gomes, após participar de um evento sobre mulheres negras e juventude. Meia década – 1.826 dias – depois, o crime segue nebuloso e sem mandantes apontados pelas investigações.

Leia + A violência como estratégia de inibição da participação social

Incansável defensora dos Direitos Humanos, principalmente da população negra, mulheres e LGBTQIA+, Marielle Franco nasceu em 27 de julho de 1979 no Rio de Janeiro. Cria do Complexo da Maré, entrou na militância após perder uma amiga no pré-vestibular comunitário, vítima de bala perdida em um tiroteio entre policiais e traficantes.

Socióloga, atuou como assessora parlamentar e, em 2016, foi eleita representante na Câmara dos Vereadores pelo PSOL, com bandeiras feministas e em prol dos Direitos Humanos. Nos 13 meses em que ocupou o cargo, apresentou 16 projetos de lei diretamente ligados a comunidades vulneráveis, como a proposta de incluir cartazes informativos sobre os direitos das mulheres vítimas de violência sexual em lugares públicos de atendimento como postos de saúde.

Sua irmã, Anielle Franco, é a atual ministra da Igualdade Racial.

Festival Justiça para Marielle Franco e Anderson 

Para marcar os cinco anos sem respostas, o Instituto Marielle Franco planeja reunir familiares, ativistas e artistas como Djonga, Luedji Luna, Criolo e Marcelo D2 no Festival Justiça por Marielle e Anderson, no Rio de Janeiro.

O evento gratuito será realizado na Praça Mauá, no centro do Rio. As homenagens incluem ainda a inauguração de uma estátua da vereadora no Museu de Arte do Rio (MAR) e a exibição, até 30 de abril, de um totem interativo com vídeos e imagens de Marielle no Museu do Amanhã.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.