Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 30 de agosto de 2021

Instituto Alana destaca importância da natureza na retomada das aulas

por

Um documento elaborado pelo Instituto Alana, por meio do programa Criança e Natureza, que contou com a participação da Avante – Educação e Mobilização Social destaca a importância da natureza na retomada das aulas presenciais. O documento Planejando a reabertura das escolas: as contribuições das pesquisas sobre os benefícios da natureza na educação escolar”, apresenta sugestões para uso das áreas verdes e espaços abertos dentro e fora das escolas na retomada das aulas.

O material ressalta a importância de trabalhar pelos direitos da primeira infância, defendendo o contato da criança com a natureza, e também atende recomendações publicadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), sobre a realização de aulas ao ar livre.

A intenção do documento é contribuir com as recomendações e medidas já pensadas para o planejamento seguro da volta às aulas, tendo em vista a promoção de saúde e o aumento da capacidade de atendimento aos alunos, para além das medidas sanitárias previstas para conter a disseminação do vírus.

O trabalho envolveu diversas instituições e foi elaborado com base em um pensamento intersetorial, observando as recomendações oficiais da Organização Mundial de Saúde (OMS) e dos órgãos responsáveis por saúde e educação.

Destacam-se a recomendação da inclusão das áreas de urbanismo, meio ambiente, esportes e lazer na composição das comissões estaduais e municipais para o planejamento e definição de protocolos de volta às aulas, considerando os diferentes contextos e realidades. E ainda a sugestão de soluções, como a criação de salas de aula temporárias, a partir do uso de áreas de parques e clubes municipais, e o aproveitamento dos pátios escolares, quando houver.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.