Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 19 de outubro de 2021

Fundação Tide Setubal lança mapeamento da saúde mental em territórios periféricos

por

Entre os tantos impactos gerados pela Covid-19, estão a saúde e o adoecimento mental. Uma pesquisa realizada recentemente por cientistas das Universidades Estadual de Campinas (Unicamp), Federal de Minas Gerais (UFMG) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou que, para quase quatro entre dez brasileiros, se sentir triste ou deprimido passou a ser algo rotineiro. Também constatou-se que três a cada dez entrevistados passaram a ter problemas de sono e que mais da metade dos 11.863 entrevistados sente ansiedade ou nervosismo, desde a deflagração da pandemia.

Preocupada com o acesso das populações periféricas a serviços de saúde mental, a Fundação Tide Setubal lançou um mapeamento de uma rede complementar de saúde mental nas periferias, indo além dos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa batizado de Territórios Clínicos tem como preocupação desenvolver e fomentar propostas na área de saúde mental nos variados territórios periféricos, buscando democratizar e descentralizar a produção de conhecimento e o atendimento psíquico. Desse modo, foram levantadas 106 iniciativas entre projetos, instituições e coletivos, principalmente na cidade de São Paulo, e que prestam algum tipo de atendimento psicanalítico direto ou indireto aberto à comunidade, que contemplam iniciativas como formação, pesquisa, supervisão e atendimento clínico.

Tide S. Setubal Nogueira, coordenadora de Saúde Mental da Fundação e do projeto Territórios Clínicos, destacou que: “no contexto atual é premente que as ações no campo da saúde mental sejam cada vez mais expandidas, contemplando as periferias tanto no direito a serem escutadas quanto no acesso à formações que possibilitem que os espaços produtores de conhecimento teórico não se mantenham centralizados e, na maioria das vezes, elitizados”.

O mapeamento completo e todas as iniciativas que compõem os Territórios Clínicos estão disponíveis na página oficial da Fundação Tide Setúbal.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.