Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 22 de outubro de 2018

“Currículo da Cidade Educadora” articula cultura local e educação com práticas pedagógicas

por

Uma festa popular no meio da rua, benzedeiras entoando rezas, uma associação de moradores que se reúne todo mês, um bairro que redescobre suas origens afro-brasileiras. Cada território contém e cultiva saberes e práticas singulares, que quando reconhecidos pela escola, dissolvem os muros entre educação, comunidade e cidade.

É acreditando neste potencial pedagógico que o programa Cidades Educadoras, da organização Cidade Escola Aprendiz, lançou nesta sexta-feira (19) a plataforma Currículo da Cidade Educadora. Fruto do conhecimento acumulado ao longo de dois anos por meio da atuação em escolas do Butantã, Heliópolis e Fundão do Jardim Ângela, bairros de São Paulo, a plataforma promove o conceito da cidade enquanto território educativo, visibilizando saberes locais, mapeando potenciais educativos e disseminando práticas pedagógicas inspiradoras.

O lançamento aconteceu durante o encontro “Cultura e Educação: Tecendo Territórios Educativos”, que se deu no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, e reuniu gestores, educadores e coletivos que fizeram parte da trajetória da plataforma.

“A ideia é que dialoguemos sobre como a articulação entre cultura local e educação é capaz de gerar aprendizagens contextualizadas e pertinentes, desenvolvendo nos territórios mudanças nas engrenagens cotidianas, alterando cenários e colaborando na criação de vínculos que transformam o sujeito positivamente”, explicou Dayana Araújo, gestora do projeto.

lançamento da plataforma no tomie ohtake
Lançamento da plataforma  “Currículo da Cidade Educadora”, no Instituto Tomie Ohtake / Crédito: Ricardo Miyada

Saberes locais e potenciais educativos

O Currículo da Cidade Educadora está pautado pelos princípios da Cidade Educadora bem como da Educação Integral e articulou-se a coletivos e agentes dos territórios para desenhar e sistematizar seus saberes.

“A organização Cidade Escola Aprendiz sempre trabalhou conectando uma série de instituições para pensar educação, olhar a escola, reconhecer práticas pedagógicas e todos os fazeres cotidianos, que são muito ricos”, relatou Raiana Ribeiro, gestora de projetos da organização. “O Currículo da Cidade Educadora é justamente a articulação desses saberes, seu reconhecimento e a valorização deles enquanto potenciais educativos para escolas.”

O lançamento integrou também a programação do Prêmio Territórios, iniciativa do Instituto Tomie Ohtake, em parceria com a Cidade Escola Aprendiz e a Estácio, que premia e reconhece projetos articuladores entre escola e território em São Paulo. Já em sua terceira edição, o prêmio está com inscrições abertas até 10 de dezembro.

A partir da prática e do trabalho com os coletivos, foram então identificados os saberes locais presentes com maior ou menor intensidade em todo e qualquer território. Modos de ser e fazer, estes saberes são socialmente construídos e consistem em hábitos, valores, memórias e histórias dos que ali residem. Assim, operam como insumos e vivências para a construção de aprendizagens significativas e relevantes para crianças e jovens.

Ao todo, foram mapeados 18 saberes locais: Alimentação, Brincar, Calendário Local, Cultura de Paz, Cultura Popular, Curas e Rezas, Economia Local, Étnico-racial, Expressões Artísticas, Gênero, Habitação, Língua Falada, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Narrativas Locais, Organização Política, Patrimônio e Tecnologia.

Em roda, representantes dos coletivos paulistanos consultados pelo projeto explicaram como determinado saber se converte em fazer. No saber “patrimônio”, por exemplo, a representante do coletivo Hey Sampa!, Paula Dias, falou sobre como a cidade se apresenta enquanto desafio e potência para a educação patrimonial: “A cidade não é um lugar fácil de pensar, porque se constrói e se reconstrói o tempo todo. Mas essa incompletude faz com que a gente cresça, e a educação patrimonial vem com essa intencionalidade: a de mapear sonhos, medos, escolhas, memórias e aprendizados, partindo da premissa de que o registro, a exploração e a observação fazem o saber da cidade.”

palestrante paula dias fala no tomie ohtake
Paula Dias, do coletivo Hey Sampa! fala sobre educação patrimonial / Crédito: Ricardo Miyada

A multiplicidade de falas visou provocar a escola a entender como se apropriar desses saberes e alargar sua relação com o território, transformando-se assim em um espaço de democracia e construção de significado, de fato. “Esses saberes representam identidades e singularidades das crianças e famílias que estão nas escolas. E se estamos falando e buscando uma educação integral, a escola deve ser trazida para a conversa. Ela precisa reconhecer essa cultura e esses sujeitos como centrais”, adicionou Raiana.

Uma das formas de fazê-lo é via a adoção de práticas pedagógicas que reconheçam o direito da criança e do adolescente a esses saberes, muitos dos quais já vivenciados dentro e fora de suas casas. Assim, dentro da plataforma Currículo da Cidade Educadora, estão listadas diversas práticas pedagógicas que podem servir de inspiração.

Oficinas de experimentação

Para concluir o encontro e também demonstrar como são possíveis e potentes as costuras entre as práticas, saberes e a escola, foram realizadas quatro oficinas ministradas por um coletivo articulador em parceria com uma escola para destrinchar os seguintes saberes: expressão artística, organização política, alimentação e mobilidade urbana.

Este último, por exemplo, foi abordado pelo coletivo ap? – estudos em mobilidade. Partindo do pressuposto de que “deslocar-se é essencial, é o que mais fazemos enquanto seres humanos”, como falou a arquiteta Julia Savaglia, a oficina “Caminhar é Preciso: reconhecendo o território educativo” convidou seus participantes a se lançarem pelos arredores do Instituto para identificar na rua quais interações, elementos naturais, formas e sensações permitem criar uma outra leitura, mais lenta e pessoal, da cidade.

pessoas se juntam para discutir deslocamento pela cidade
Oficina “Caminhar é Preciso” aconteceu dentro e fora do Tomie Ohtake, revelando potencial do entorno / Crédito: Ricardo Miyada

A escola convidada para endossar a discussão foi a EMEI Gabriel Prestes, situada no centro de São Paulo e que pratica passeios com as crianças pelo seu entorno a fim de propor outra relação entre infância e cidade. A EMEI já foi uma das agraciadas com o Prêmio Territórios.

Já na oficina “Comer é cultura: saberes e fazer na cidade”, o convite foi para se aventurar no saber alimentício. No centro de uma mesa, foram dispostos ingredientes como cambuci, tamarindo, uvaia e castanha de pequi. O negócio social Pé de Feijão trouxe estes alimentos oriundos da Mata Atlântica para refletir sobre a importância de se consumir localmente e entender quem produz e como o alimento chega à mesa.

Para dar corpo a esta relevância, a EMEI Chácara Sonho Azul contou da sua experiência de envolver as crianças no processo de feitura das merendas. Desde o cultivo até o preparo do prato, os estudantes estão presentes, mostrando que a alimentação como saber é incorporada quando a relação entre indivíduo e alimento ganha significado.

Visite o Currículo da Cidade Educadora!

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.