publicado dia 22 de novembro de 2013
Campanha 16 Dias de Ativismo pede fim da violência contra mulheres
Reportagem: Redação
publicado dia 22 de novembro de 2013
Reportagem: Redação
Nesta segunda-feira, 25 de novembro, celebra-se o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. Uma campanha global será realizada simultaneamente em 130 países, durante 16 dias, com ações que visam um maior comprometimento social para prevenir, punir e erradicar a violência contra mulheres e meninas.
[stextbox id=”custom” caption=”Raio-X da violência contra a mulher” float=”true” align=”right” width=”300″]* A cada duas horas uma mulher é assassinada no Brasil.
* 30% das mulheres brasileiras já sofreram alguma violência doméstica.
* O número de mulheres assassinadas por mês, nos últimos 30 anos, saltou de 113 para 372.
* O Brasil registrou 50.617 casos de estupro em 2012, superando os homicídios dolosos.
* Mais de 60% das mulheres assassinadas no Brasil entre 2001 e 2011 eram negras.[/stextbox]
Em São Paulo, os 16 Dias de Ativismo serão promovidos pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres nos equipamentos da Prefeitura de São Paulo e também em parceria com instituições, movimentos sociais e feministas. Acompanhe aqui a programação completa.
Em Brasília, a ONU Mulheres organiza uma série de atividades, incluindo distribuição de material informativo, coleta de fotos e depoimentos, e divulgação dos canais de denúncia, como o Ligue 180, da Central de Atendimento à Mulher no país, e o Disque 156 (opção 6), o serviço de atendimento à mulher vítima de agressão no Distrito Federal. Para mais detalhes, acesse o calendário.
A Defensoria Pública da Bahia, por meio do seu Núcleo de Defesa da Mulher, integrará a mobilização com um ato público que deve reunir diversas instituições e movimentos ligados à atenção e proteção das vítimas de violência no estado. O evento ocorre hoje, às 15h, na Praça do Campo Grande, em frente ao Teatro Castro Alves, Salvador. Além da distribuição de material informativo sobre a temática, uma peça teatral será apresentada.
Em Porto Alegre, a Coordenação Municipal da Mulher (CMM) realiza programação na capital com a participação de diversas secretarias. A programação completa inclui palestras e atividades de sensibilização. Acesse a agenda completa.
Portal Aprendiz agora é Educação & Território.
×