Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Youtube

publicado dia 2 de julho de 2025

6 museus com atividades culturais para explorar o território nas férias

Reportagem:

Resumo: Atividades de pintura, confecção de brinquedos, feira de saberes populares e até oficina de expressões da Língua Portuguesa estão entre as atividades que integram a programação de museus ao longo do mês de julho, período de férias escolares. Confira.

As férias escolares de julho são uma oportunidade para as crianças, adolescentes e suas famílias aproveitarem uma série de atividades culturais e educativas gratuitas em diversos territórios pelas cidades. 

Espaços como museus e centros de cultura oferecem uma programação especial para o entretenimento lúdico neste mês, com atividades para todos os gostos e faixas etárias.

Confira, a seguir, 6 espaços que oferecem atrações gratuitas em julho:

1) MASP (SP)

O MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) apresenta uma programação com experiências culturais e criativas para crianças e famílias. Serão oferecidas oficinas de técnicas como pintura, modelagem, birutas e confecção de brinquedos. As atividades realizadas no Vão Livre têm entrada livre e gratuita. 

A instalação interativa “O Outro, Eu e os Outros”, do artista colombiano Iván Argote, está aberta ao público diariamente, das 10h às 22h. A obra é composta por duas gangorras de grandes dimensões que se inclinam conforme o deslocamento dos visitantes, refletindo sobre o papel do indivíduo no coletivo e no espaço público.

No dia 05/07, das 10h às 12h, acontece a oficina “Criação de Brinquedos e brincadeiras com elementos da natureza”, onde brinquedos de montar e criar construções estarão à disposição das crianças e famílias para incentivar o brincar com esses elementos da natureza flexíveis e cheios de possibilidades.

No mesmo dia, das 14h às 16h, o público é convidado a participar de uma expedição urbana em busca de tesouros naturais e urbanos na região do MASP e do Parque Trianon. Ambas atividades são gratuitas e serão mediadas pela artista e educadora Renata Laurentino.

No dia 12/07,  Renata Laurentino também lidera das 10h às 12h, a oficina “Pintar a paisagem: pintando e desenhando os arredores do MASP”. Para a atividade, uma arena para pintar, criar e desenhar estará no Vão Livre para que crianças e famílias possam expressar o que enxergam e o que querem vivenciar no MASP e região.

Já das 14h às 16h, acontece a oficina “Colorindo o Chão do Vão”, onde o giz de lousa será o material que convida crianças, famílias e passantes a colorirem caminhos e diferentes formas nos paralelepípedos, criando uma arte efêmera no Vão Livre.

No dia 19/07 e no dia 26/07, sempre das 14h30 às 16h30, será a vez do coletivo Flutua mediar a oficina “Birutas Voadoras”, onde os participantes vão criar birutas a partir de materiais reutilizados como sacolas e arames. A atividade trabalha as birutas como objetos que mostram a direção do vento, mas também simbolizam corpos que dançam, protestam e ocupam a cidade com alegria.  

Para participar das atividades do coletivo Flutua é necessário fazer inscrição prévia pelo site.

Endereço: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo – SP

2) Ecomuseu dos Campos de São José (SP)

A Feira de Saberes e Fazeres, do Ecomuseu dos Campos de São José, acontece no dia 12/07, das 10h às 17h, com entrada gratuita, a fim de celebrar os saberes populares, o fortalecimento da economia criativa e os laços entre comunidade e território. 

Realizada em parceria com a Petrobras Socioambiental, a festividade em São José dos Campos (SP) é um momento para  vivenciar o patrimônio integral de cada um. Neste encontro, se reúnem artesãs e artesãos da região, que se expressam através de trabalhos manuais como artesanato e culinária. Além das produções autorais em exibição, a programação inclui vivências culturais, atividades para crianças e a valorização de práticas sustentáveis, como o incentivo à economia circular e o consumo consciente.

Endereço: Ecomuseu dos Campos de São José – Praça da Rua Venezuela (Praça Hisame Hayashi), Vista Verde, São José dos Campos – SP

Para mais informações, acesse o site.

3) Galpão da Maré (RJ)

O Galpão Bela Maré, no Rio de Janeiro, promove entre os dias 15 e 19/07 a oficina de férias “Tudo que há no mundo”, com propostas lúdicas inspiradas em princípios de sustentabilidade e voltadas para crianças e adolescentes a partir de 12 anos.

A Ocupação Milton Santos é o eixo central das atividades. A mostra apresenta os caminhos de um dos maiores intelectuais brasileiros a partir de três frentes: sua trajetória como homem negro e pensador público engajado, sua formulação de uma filosofia do espaço e sua crença nos futuros populares. A visitação acontece de terça a sábado, das 10h às 18h, com visitas mediadas às terças e quintas, às 14h, mediante agendamento.

A área educativa do espaço também realiza no dia 10/07 a atividade “Nosso Céu: Pipa como Manifesto”, que propõe a construção coletiva de uma pipa como gesto poético e político sobre o território.

Endereço: Galpão Bela Maré – Rua Bittencourt Sampaio, 169 – Maré, Rio de Janeiro – RJ

Para mais informações, acesse o site.

Confira 6 museus com atividades culturais para explorar o território nas férias.

4) Museu da Língua Portuguesa (SP)

Localizado no histórico prédio da Estação da Luz, no centro de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa realiza entre os dias 09 e 29/07, de terça a domingo, das 10h às 17h, uma nova edição do programa “Estação Férias”, com a promoção de espaços de livre brincar.

A ação visa celebrar a riqueza e a diversidade cultural dos falares da língua portuguesa, em diálogo com a atual mostra temporária “Fala Falar Falares”, que destaca a variedade de sotaques brasileiros. Para isso, oferecerá oficinas, como a “Que língua é essa?”, que desafia a pessoa participante a adivinhar a origem de expressões.

O museu também promete uma cenografia especial com instalações lúdicas e divertidas, como um tabuleiro gigante e uma intervenção ludo-literária em que o público será convidado a experimentar um processo criativo com rimas e frases, entre outras. Aos sábados, haverá apresentações musicais, circenses e contação de histórias. 

No dia 25/07, às 14h, o “Luz na Tela”, cinema ao ar livre do Museu, exibe a animação “Divertida Mente 2”, com distribuição de pipoca e refrigerante para as crianças. A atração também é gratuita e não requer inscrição prévia.

Endereço: Museu da Língua Portuguesa – Praça da Luz, s/n – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP

Para mais informações, acesse o site.

5) Museu do Amanhã (RJ)

Entre 05 e 29/07 o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, também realiza uma programação de atividades voltadas para as férias. Como parte do programa “Brincar é Ciência”, a iniciativa inclui oficinas de experimentações do brincar.

Entre as atrações, uma imersão na cultura do Norte e do Nordeste brasileiro está prevista para o dia 05/07, às 15h, a partir da contação de histórias e da confecção coletiva de um boi-bumbá, figura central do festejo do período junino.

A programação traz ainda atividades lúdicas voltadas para a primeira infância, como a oficina “Pequenos Terráqueos”, com música e outros materiais transformáveis para crianças de 0 a 3 anos, no dia 13/07 das 10h30 às 12h

Endereço: Museu do Amanhã – Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Para mais informações, acesse o site.

6) Pinacoteca do Ceará (CE)

Em Fortaleza, a Pinacoteca do Ceará dedicará os domingos de julho a uma programação voltada para as crianças. Para estimular a imaginação e a criatividade do público infantil, o “Ateliê Criança Cria” terá duas edições, pela manhã, a partir das 10h, e à tarde, com início às 15h.

No dia 06/07, o ateliê será direcionado para crianças neurodivergentes a partir de 3 anos, com brincadeiras sensoriais que estimulam tato, olfato, visão e audição. Ao longo do mês, a iniciativa também vai contar com atividades com uso de argila, carimbos e fotografia. 

Além disso, nos dias 13 e 20/07, às 14h, a pinacoteca receberá o espetáculo circense “Junto e Misturado”, do Grupo Desequilibradoz Circo e Teatro.

Endereço: Pinacoteca do Ceará – Rua 24 de Maio, 34 – Centro, Fortaleza – CE

Para mais informações, acesse o site.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.