22 de novembro de 2016 “É preciso considerar as opressões estruturais, como o racismo, para discutir currículo” Em entrevista, a filosofa e secretária-adjunta de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo discute como o racismo impacta na elaboração dos currículos e na formação dos jovens brasileiros.
21 de novembro de 2016 Especialista lança livro sobre papel do corpo na educação Em entrevista, André Trindade, autor do livro “Mapas do corpo: educação postural de crianças e adolescentes”, fala sobre a importância do corpo na educação – dentro e fora da sala de aula.
17 de novembro de 2016 Professora cria museu temporário para celebrar histórias pessoais dos alunos Uma professora conta como montou o projeto “Museu temporário de lembranças” com duas turmas do 5º ano do ensino fundamental, em uma escola municipal de Santos (SP). “Como responsável pela área de história, comecei a perceber a dificuldade dos alunos associarem a disciplina com a história de vida deles e da família”, relata.
16 de novembro de 2016 Em Alagoas, escola rural utiliza realidade local para transformar ensino A Escola de Ensino Fundamental Benjamim Felisberto da Silva, localizada em Arapiraca (AL) mostrou que é possível integrar os saberes tradicionais do campo no processo de ensino-aprendizagem. A formação online de professores, feita a partir de um curso da Plataforma Escolas Conectadas, resultou na apresentação de um projeto inovador realizado com os alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, sobre a relação das ervas medicinais com o funcionamento de cada órgão do corpo humano.
16 de novembro de 2016 Como campos de futebol incomuns transformaram um bairro na Tailândia? Em um bairro periférico em Bangkok, capital da Tailândia, a construção de quadras irregulares, adaptadas ao desenho urbano da região, transformou a maneira com a qual os habitantes da região se reúnem, se divertem e se relacionam.
11 de novembro de 2016 Que papel as cidades exercem na conexão da criança com a natureza? Laís Fleury, diretora do projeto “Criança e Natureza”, do Instituto Alana, discute o que é necessário para termos cidades mais ricas em natureza, ou seja, espaços urbanos que podem ser transformados para promover o reencontro dos seres humanos e, principalmente de nossas crianças com o mundo natural.
11 de novembro de 2016 Em busca de transformação urbana, seminário discute formas de participação social Organizado através de uma parceria da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (Umapaz) com a Associação Cidade Escola Aprendiz, Seminário Educação Ambiental Semeando a Cidade Educadora pretende aprofundar a discussão sobre a participação social, um dos pilares fundamentais para o avanço da democracia e a construção de uma Cidade Educadora.
9 de novembro de 2016 Jovens do Rio de Janeiro apresentam projetos que respondem a demandas da comunidade Estudantes cariocas do projeto Jovens Urbano mostram como partindo da educação, arte e cultura conseguiram criar formas de participação social e intervenção real em sua comunidade.
8 de novembro de 2016 10 experiências mostram como é possível aprender na cidade Prêmio Territórios Educativos apresenta projetos vencedores, que conectam a escola com a comunidade e a cultura local, promovendo o aprender na cidade em São Paulo.