Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

Casa de Cultura Fazenda Roseira

Publicado dia 20 de setembro de 2016

Para entender porque sua história foi apagada, escondida e invisibilizada, Alessandra Ribeiro começou com uma inquietação antiga.  Partindo de Benedito “Dito” Ribeiro, seu avô mineiro que trouxe o jongo para Campinas,  ela começou a notar o sistemático escamoteamento de sua herança ancestral. Rumou para o curso de História, para o mestrado e o doutorado em Urbanismo, e começou a entender o que foi a escravidão, o pós-escravidão e como suas tradições foram sendo abandonados na procura de inclusão numa sociedade que a negava. A sede da antiga fazenda ficava próxima ao quintal da casa da mãe de Alessandra, onde o grupo, que se entende hoje como uma comunidade cultural negra urbana, começou a se reunir na Casa de Cultura Fazenda Roseira.

De lá, enquanto costuravam seus caminhos individuais e coletivos, olhavam, das margens, o antigo casarão que, em vias de se tornar um equipamento público, ia sendo desmantelado aos poucos pelo antigo dono: os itens da casa iam sendo subtraídos e os terrenos viravam loteamento para novos empreendimentos imobiliários. Quando as árvores foram derrubadas, o grupo levantou a vista e decidiu agir.

O tradicional Jongo da Fazenda Roseira
O tradicional Jongo da Fazenda Roseira

“A ideia era registrar e denunciar para a prefeitura. Não imaginávamos que ali iria se tornar nossa casa, não era esse o nosso pensamento. A gente achava que a prefeitura ia cuidar e nós poderíamos usufruir. Mas quando vimos que dependia de nós, entramos com tudo: não só como denunciantes, mas como cuidadores daquele local”, relata Alessandra, que reforça: “Nossa história nasce de um desejo de cuidar e compartilhar”.

Quilombo urbano

Do sonho da ocupação, feita em 2008 e ativa até hoje, surge a necessidade de pensar o espaço. Segundo Alessandra, não era moradia que eles buscavam. Era sim preciso que a casa impactasse a vida “de cada um que chegasse naquele lugar”. Para consolidar esse sonho, era necessário se amparar em dispositivos legais para garantir a conquista. “Quando chegamos na Roseira, logo vimos que não fazia sentido ser apenas a sede do jongo. A gente entendia que ela tinha que ter a dimensão dos nossos antepassados, que ali viveram e trabalharam como escravizados. Do que nos foi imposto como senzala, queremos fazer casa grande. Nós estamos numa guerra cultural, social e política com a cidade e com sua estrutura racista e todo mundo quer tirar nossa legitimidade em qualquer oportunidade”, relembra.

Como amparo, buscaram o reconhecimento do jongo como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2005; em Campinas, foi criada a lei que reconhece o jongo como patrimônio imaterial. Segundo Alessandra, para o CONDEPACC, órgão de preservação do patrimônio histórico de Campinas, não era interessante tombar a fazenda, mas a partir da construção “da dimensão do intangível, da prática do jongo, da comunidade negra” foi possível conquistar a gestão compartilhada do local.

“Todo o processo até chegar na oficialização formal da gestão foram aprendizados contínuos. O desafio é enorme por conta do racismo do Estado, que está acostumado a entender a cultura afro como vulnerável. Quando eles se deparam com um grupo que entende as estruturas e fala por si mesmo, a história muda. Tanto que somos o primeiro exemplo do estado de São Paulo no qual a discussão ampliada do patrimônio imaterial defende o material e sustenta uma comunidade”, atesta.

Educação afro

Para fortalecer ainda mais a ocupação, criaram um plano pedagógico baseado na Lei 10.639/03, que regulamenta a implementação do estudo da história da África e da cultura afro-brasileira nos currículos escolares das redes de ensino do país. Por conta disso, a Casa de Cultura tem tratado e ensinado sobre cultura, história e mitologia desde uma perspectiva afrobrasileira.

“A lei estrutura toda nossa proposta pedagógica, da formação de professores à convivência dos alunos. Temos um trabalho permanente de receber estudantes e professores que é baseada nos pilares da cultura afro e africana, na educação formal e não formal, e na educação patrimonial, porque somos um bem registrado. Fazer com que os jovens compreendam que patrimônio é tanto o edifício quanto nossos saberes, os temperos das avós e suas rezas, nos ajuda muito politicamente”, afirma Alessandra.

Exemplos dessa união de patrimônios, culturas afro e meio ambiente são o projeto Ossaim, que trabalha com etnobotânica e ervas, preservando saberes ancestrais dos quilombolas; o projeto Oxóssi, que trabalha agricultura urbana e plantio de hortaliças; o projeto Ogum, de manejo ambiental; e o projeto Oxum, que trabalha na despoluição do riacho que atravessa a Área de Proteção Ambiental (APA) da Casa de Cultura Fazenda Roseira.

O local mantém uma programação intensa, que se estende por toda semana. Aulas de capoeira com o grupo Ibeca, escola de Curimba (toque e cânticos de religiões de matrizes africana), aulas de Hip Hop, roteiro afro para escolas públicas e privadas (mediante agendamento), espaço Sabores das Marias – Cozinha Afro, Teatro do Oprimido, oficinas de jogos, contação de histórias, Cineafro e diversas celebrações – que vão das rodas de jongo ao Carnaroseira, o carnaval da comunidade.

Eles também mantém o laboratório Afrohacker, que recolhe e divulga o acervo da casa e realizaram, na cidade de Campinas, um roteiro afro, vinculado à Secretaria de Turismo, que marca a memória e a presença negra na cidade, partindo de 44 placas em praças, ruas e mobiliários urbanos como minibiografias de personalidades negras da cidade.

Tudo isso, relata Alessandra, é mantido por um coletivo de voluntários/as, uma grande família “que ama o que faz”. Boa parte do financiamento da casa vêm das atividades e da recepção de escolas particulares. Quem quiser conhecer e participar, é convidado por Alessandra, que ressalta que o “lugar é para todos e todas”.

A Casa de Cultura Fazenda Roseira fica na Rua Domingos Haddad, nº 1, Residencial Parque da Fazenda. CEP: 13060-563, em Campinas (SP). Acompanhe o blog da Fazenda Roseira e da Comunidade Jongo Dito Ribeiro e não perca nenhuma novidade pela página do Facebook do centro cultural.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.